"Atentado reforça necessidade de responsabilização de todos que atentem contra a democracia", diz Luís Roberto Barroso
Ministro fez declaração durante abertura do STF nesta quinta-feira (14)
Foto: Antonio Augusto/STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre a "necessidade de responsabilizar aqueles que atentam contra a democracia" ao citar nesta quinta-feira (14), sobre os ataques à bomba ocorridos na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
“No curso das apurações, nós precisamos – como país e como sociedade – fazer uma reflexão profunda sobre o que está acontecendo entre nós. Onde foi que nós perdemos a luz da nossa alma afetuosa, alegre e fraterna para a escuridão do ódio, da agressividade e da violência?”, disse durante o discurso.
Ele também agradeceu às forças de segurança pela resposta “correta e corajosa” ao incidente.
Explosivos
Na noite de quarta-feira (13), duas explosões foram registradas nas proximidades do STF. O corpo de Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França e ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em Santa Catarina, foi encontrado no local, junto a um carro de sua propriedade que também explodiu no Anexo 4 da Câmara dos Deputados. O PL de Santa Catarina emitiu nota condenando qualquer ato de violência e reiterando seu compromisso com a democracia.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ativou o Plano Escudo, permitindo a presença do Exército em áreas governamentais para reforçar a segurança. A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar o caso, enquanto equipes de segurança mantiveram uma operação de varredura e desativação de explosivos ao longo da madrugada.