Ativista Greta Thunberg posta sobre estragos causados pelas chuvas na Bahia
Jovem postou declaração do governador da Bahia Rui Costa

Foto: Reprodução / Redes Sociais
A ativista sueca Greta Thunberg usou as redes sociais para postar sobre o temporal que já provocou 24 mortes e deixou 91.258 pessoas desabrigadas ou desalojadas na Bahia.
Ela citou uma declaração do governador da Bahia, Rui Costa, que afirmava a situação se trata do pior desastre da história do estado, e que as equipes de resgate se preparavam para mais chuvas. A sueca usou a hashtag #SOSBahia na postagem.
Chuva na Bahia
Até o momento, 25 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas na Bahia. Segundo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 91.806 pessoas desabrigadas ou desalojadas e 643.068 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 434 pessoas para 517.
Os números correspondem às ocorrências registradas em 163 municípios afetados. Destes, 151 estão com decreto de situação de emergência.
Conforme o governo do estado, a Bahia registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos.
O município de Itamaraju, no sul do estado, foi onde mais choveu no Brasil em dezembro deste ano, com 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Esse número representa mais que o quíntuplo da climatologia deste mês (148,0mm).
A climatologia da chuva entre setembro e dezembro em Itamaraju é de 499,7mm; em Ilhéus é de 434,4mm; e em Porto Seguro é de 507,7mm. Logo, nesse período, as chuvas nessas regiões estão bem acima da média.