Atleta baiano será o primeiro com síndrome de down a conquistar faixa preta

Graduação acontecerá no próximo sábado (13), às 16h

Por Da Redação
Às

Atleta baiano será o primeiro com síndrome de down a conquistar faixa preta

Foto: Divulgação

Único atleta com síndrome de down a competir a 1ª Pan-Americano de ParaJiu-Jitsu (Manaus/2024) e o 1º Campeonato Brasileiro de Para Jiu-jitsu, no ano de 2023, Álvaro Borges Neto, de 28 anos, conquistou mais um feito inédito na carreira. No próximo sábado (13), ele irá se tornar o primeiro baiano com síndrome de down a ser graduado com a faixa preta em jiu-jitsu.

A graduação ocorre a partir das 16h, no campo de futebol do Parque São Braz, na Federação, e será conduzida pelo mestre e treinador Pablo Passos, que acompanha Álvaro Neto desde 2016. Além da mudança de faixa, a conquista ocorreu durante o Setembro Verde, mês que é dedicado a conscientização e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Alvinho, como é popularmente conhecido, começou a trajetória esportiva ainda quando era criança, em Salvador, cidade natal, praticando natação, capoeira e futebol. Em 2014, o atleta migrou para o boxe, modalidade que segue praticando até hoje, mas foi no jiu-jitsu, a partir de 2016, que encontrou a verdadeira paixão. Desde então, ele vem acumulando títulos importantes, como de campeão baiano em parajiu-jitsu e de vice-campeão sul-americano de jiu-jitsu, conquista que conseguiu em 2024 em Salvador.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário