Esportes

Atleta Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca em 2024

A votação é aberta ao público no site da IJF, já iniciou e vai até o dia 10 de janeiro do ano que vem

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Atleta Bia Souza é indicada ao prêmio de melhor judoca em 2024

Foto: Alexandre Loureiro/COB

A atleta Beatriz Souza, única brasileira a conquistar ouro no judô na Olimpíadas de Paris, foi indicada ao prêmio de melhor judoca mulher do mundo em 2024, promovido pela Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla e, inglês). 

A votação é aberta ao público no site da IJF, já iniciou e vai até o dia 10 de janeiro do ano que vem. Bia é campeã olímpica em sua primeira participação em Jogos, e a única representante do país na lista que incluiu outras seis medalhistas de ouro em Paris: 

  • Natsumi Tsunoda (Japão) 
  • Diyora Keldiyorova (Uzbequistão)
  • Christa Deguchi (Canadá) 
  • Andreja Leski (Eslovênia)
  • Barbara Matic (Croácia) 
  • Alice Bellandi (Itália)

 Ao escolher Bia Souza a melhor do ano no prêmio IJF Judo Awards, a entidade emendou "a técnica poderosa e resiliência [da atleta], fazendo dela uma das mais formidáveis estrelas do judô, uma campeã do povo em seu país natal, o Brasil ". Os campeões do IJF Awards serão divulgadas em 2 de fevereiro, durante o Grand Slam de Paris, competição que abre o calendário do judô de 2025. 

Além de acumular o ouro olímpico na categoria dos 78 quilos, Bia Souza também foi bronze em Paria na disputa por equipes. 

Ao longo dos 26 anos, a paulista de Itariri (SP) vive um ano histórico: foi eleita a melhor judoca do ano no Prêmio Brasil Olímpico e indicada à Atleta Mulher do Ano na mesma premiação. 

Bia Souza concorre ainda nas categorias Atleta da Torcida; Prêmio Inspire; e Influenciador do Ano. A cerimônia de gala com entrega dos troféus ocorre a partir das 19h (horários de Brasília) desta quarta (11), no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo no canal do Time Brasil no YouTube. 

Antes de Paris 2024, Bia Souza foi campeã no Grand Prix da Áustria em março, e também faturou ouro no mês seguinte no Campeonato Pan-Americano de judô, no Rio de Janeiro. A brasileira fecha a temporada na vice-liderança do ranking mundial dos 78 kg (pesos-pesados). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário