Audiência de custódia de Bolsonaro está marcada para este domingo (23)
Ministro Alexandre Moraes determinou que audiência seja realizada em formato de videoconferência

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Preso preventivamente pela Polícia Federal (PF), neste sábado (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá participar de audiência de custódia ao meio-dia deste domingo (23). Segundo determinação do ministro Alexandre de Moraes, a audiência ocorrerá por videoconferência, diretamente da Superintendência da PF, em Brasília.
Bolsonaro foi preso após o STF indicar risco de fuga e tentativa de romper a tornozeleira eletrônica. Atualmente, o ex-presidente está custodiado em um cômodo com cerca de 12 metros quadrados, uma cama de solteiro, ar-condicionado e frigobar.
No documento da decisão, Moraes também fez referência a uma vigília, convocada pelo filho do réu por tentativa de golpe de estado, Flávio Bolsonaro (PL). No texto, Moraes destaca que a reunião trata-se de uma tentativa de comprometer a efetividade das medidas judiciais já impostas, e inclusive classificou como “iniciativas patéticas” as ações de Flávio e Eduardo Bolsonaro (PL) em favor do pai.
Repercussão da prisão
A prisão de Bolsonaro gerou grande repercussão entre políticos e populares. Eduardo Bolsonaro afirmou que Alexandre de Moraes busca terminar o que Adélio Bispo começou, e que quer matar o ex-presidente. No discurso, o filho de Bolsonaro faz menção ao episódio em que o pai foi esfaqueado na campanha de 2018.
O deputado federal Hélio Lopes (PL), também se posicionou contra a prisão de Bolsonaro. Segundo ele, prender o ex-presidente Jair Bolsonaro é "tentar prender uma ideia", ao afirmar que o ex-presidente é símbolo da liberdade.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se pronunciou sobre a prisão de Bolsonaro. Trump afirmou que não tinha ficado sabendo da prisão de Bolsonaro e classificou o ocorrido como "uma pena".
Por meio das redes sociais, em uma publicação no "X", o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), destacou a importância da decisão de Moraes como um movimento para promover a democracia no país.
Em frente à seda da Polícia Federal, local onde Bolsonaro está custodiado, diversos manifestantes apresentaram opiniões diversas sobre a prisão do ex-presidente. Enquanto alguns teciam críticas ao Judiciário brasileiro sobre alegação de "censura", outros defendem a legalidade da medida.
LEIA TAMBÉM:
- Vídeo: Sala da PF onde Bolsonaro está preso tem cama de solteiro, frigobar e ar-condicionado
- Vídeo: "Prender Bolsonaro é tentar prender uma ideia", afirma Hélio Lopes
- Moraes nega pedido de defesa para Bolsonaro cumprir pena em casa
- Defesa de Bolsonaro fala em 'perplexidade' com prisão e cita liberdade religiosa de 'vigília de orações'
- Michelle Bolsonaro diz confiar na justiça de Deus porque a dos humanos não se sustenta
- Papuda e Papudinha, possíveis destinos de Bolsonaro, já abrigaram Marcola, Dirceu, Valdemar e Torres
- Vídeo: "psicopatia em alto grau", afirma Sostenes Cavalcante após determinação de Moraes
- Moraes disse que Bolsonaro poderia usar aglomeração de apoiadores para tentar dificultar fiscalização da prisão domiciliar
- Vídeo: Bolsonaro preso: "um ataque direto à democracia", diz líder da oposição na Câmara
- Vídeo: manifestantes criticam e comemoram prisão de Bolsonaro em frente à sede da PF em Brasília
- Jerônimo Rodrigues afirma que prisão de Bolsonaro representa um marco importante em defesa da democracia
- Objetivo de Moraes é matar meu pai, diz Eduardo Bolsonaro sobre prisão


