• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Auditoria do TCU investiga contratos do Ministério da Saúde sem licitação
Brasil

Auditoria do TCU investiga contratos do Ministério da Saúde sem licitação

Um dos acordos foi firmado para compra de imunoglobulina humana

Por Da Redação
Ás

Auditoria do TCU investiga contratos do Ministério da Saúde sem licitação

Foto: Agência Senado/Leopoldo Silva

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a realização de uma auditoria nos contratos estabelecidos entre o Ministério da Saúde e empresas fornecedoras de imunoglobulina humana. De acordo com informações do portal Metrópoles, a auditoria foi solicitada pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).

O parlamentar apresentou uma representação ao TCU com o intuito de investigar possíveis irregularidades nos contratos firmados entre o Ministério da Saúde e as empresas Nanjing Pharmacare e Auramedi, uma microempresa que representa a chinesa Nanjing Pharmacare no Brasil.

A Auramedi tinha apenas um funcionário registrado até março e capital social de R$ 1,3 milhão. Mesmo com esse porte, a empresa conseguiu firmar um contrato de R$ 285,8 milhões com o Ministério da Saúde, com dispensa de licitação, para fornecimento de imunoglobulina humana. Na ocasião, o ministério emitiu uma nota informando que não concluiu o processo de compra do material e que ele foi suspenso e cancelado pelo TCU no início de 2023.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário