Augusto Aras nega que seja alinhado à Bolsonaro
O PGR afirmou que "existe alinhamento à Constituição permanentemente"
Foto: Folhapress
O Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, negou alinhamento ao presidente Jair Bolsonaro. O PGR afirmou que só "existe alinhamento à Constituição permanentemente". A declaração foi dada em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (05).
Ao ser questionado sobre as alegações de Jair Bolsonaro sobre possíveis fraudes nas eleições presidenciais de 2014 e 2018, Aras afirmou que vai tratar as denúncias "dentro do quadrado da constituição".
“É o tipo de resposta que vou ter que fazer no papel, vou ter que fazer isso nos autos. O Ministério Público, o procurador, é importante todo mundo saber, não deve participar da retórica política. O discurso do Ministério Público é jurídico, lógico, formal, constitucional, a luz da Constituição brasileira. Enquanto um parlamentar, um chefe de Poder Executivo tem amplos poderes da retórica política, o espaço do PGR é da Constituição e da lei. É isso que tem que permear toda a atividade, a imparcialidade, tratar dentro do quadrado constitucional.”, disse à CNN.
Sobre um possível alinhamento com Jair Bolsonaro, o PGR negou e disse que havia alinhamento com a Constituição.
“Existe alinhamento à Constituição permanentemente. Ninguém nunca conseguiu fazer uma acusação que esteja dentro da Constituição. Crítica é quando você fundamenta uma opinião. Opinião sem fundamentação, especialmente sem ser constitucional e legal, não é crítica, é só opinião e o valor que se dá depende de cada um”, respondeu.