Augusto Heleno diz que manifestações no Sete de Setembro foram democráticas
Ministro-chefe do GSI foi convocado pela comissão para falar sobre suspeitas de atentados violentos no Sete de Setembro
Foto: Câmara dos Deputados
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Augusto Heleno, disse nesta quarta-feira (7), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, que as manifestações realizadas no Sete de Setembro deste ano, quando é celebrado o dia da Independência do Brasil, ocorreram dentro da normalidade.
“Felizmente, contrariando prognósticos pessimistas, os fatos do Sete de Setembro foram muito tranquilos, controlados e absolutamente dentro dos padrões das manifestações em países democráticos”, disse o ministro.
O general foi convocado pela comissão para falar sobre suspeitas de atentados violentos no Sete de Setembro após faltar, por motivo de saúde, a reunião agendada pelo colegiado. Diferentemente do convite, na convocação a autoridade é obrigada a comparecer à Câmara sob risco de cometer crime de responsabilidade em caso de ausência.
No início da audiência, o deputado Elias Vaz (PSB-GO), que subscreveu requerimento para a oitiva, questionou Heleno sobre declarações dele e de ex-auxiliares no GSI a respeito das eleições presidenciais deste ano e sobre manifestações em rodovias. “Tudo o que foi citado está fora do tema da convocação, não tenho obrigação nenhuma de responder e não vou responder”, afirmou o ministro.