• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Augusto Vasconcelos alerta sobre possibilidade de extinção de novas linhas de ônibus em Salvador
Política

Augusto Vasconcelos alerta sobre possibilidade de extinção de novas linhas de ônibus em Salvador

Movimento faz campanha pelo retorno das linhas de ônibus e a modernização da frota

Por Da Redação
Ás

Augusto Vasconcelos alerta sobre possibilidade de extinção de novas linhas de ônibus em Salvador

Foto: Divulgação/CMS

 

Após diversas reclamações da população soteropolitana sobre a extinção de linhas de ônibus em Salvador, o vereador e ouvidor-geral da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Augusto Vasconcelos (PCdoB), contatou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para solicitar uma análise das demandas registradas.

No primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria da CMS apurou 22 casos relevantes encaminhados à pasta. Dados divulgados pelo Movimento Devolva Meu Buzu, em parceria com o Observatório da Mobilidade de Salvador (Obmob), indicam que, entre 2020 e 2024, 134 linhas de ônibus foram cortadas, afetando principalmente áreas periféricas da capital baiana.

"Desde o início de nosso mandato temos denunciado a situação caótica do transporte público de Salvador. Pela Ouvidoria da Câmara realizamos audiência pública, protocolamos documentos questionando a extinção de várias linhas de ônibus e temos nos posicionado de maneira firme por mudanças no atual modelo, que a cada dia afasta mais pessoas do sistema, aumentando a crise", disse o parlamentar. 

Paralelamente, a Semob estuda possíveis mudanças na operação dos ônibus após a expansão do BRT. Com quatro linhas operando atualmente, o novo sistema pode chegar a 18 linhas, o que deve resultar em extinções e alterações nos itinerários dos ônibus convencionais que atendem à cidade. 

Segundo a Semob, o objetivo é reduzir o tempo de viagem dos passageiros e aumentar a eficiência do sistema. À medida que novas linhas forem inauguradas, os impactos serão avaliados.

Augusto critica a pasta, afirmando que, apesar da secretaria alegar a realização de estudos antes das alterações e extinções de linhas, bem como a existência de linhas suficientes para atender aos usuários, a realidade dos cidadãos é de insatisfação. A Ouvidoria, junto com o Observatório da Mobilidade de Salvador, solicitou à Prefeitura acesso aos dados relacionados aos subsídios.

A campanha pelo retorno das linhas de ônibus e a modernização da frota existente ocorre de maneira virtual. A petição já conta com 899 assinaturas e pode ser acessada através do site (clique aqui). 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário