Aulas semipresenciais da rede municipal de Salvador são retomadas nesta segunda-feira (23)
O retorno acontece depois que um acordo entre prefeitura e o sindicato foi estabelecido
Foto: Reprodução/G1
Os professores da rede pública municipal de Salvador voltaram às salas e as aulas semipresenciais foram retomadas na cidade, na manhã desta segunda-feira (23). O retorno acontece depois que um acordo entre prefeitura e o sindicato foi estabelecido.
Cerca de 140 mil alunos voltaram para as escolas, em sistema hibrido, parte na escola e parte de forma online, em casa. Pelo menos 6 mil professores retornaram às salas.
Oficialmente, a retomada das aulas semipresenciais no município ocorreu em 3 de maio, mas grande parte dos professores decidiram não voltar às salas, até que toda a categoria estivesse completamente imunizada contra a covid-19.
Em 13 de maio, após reunião do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), os educadores decidiram entrar em greve e ministrar as aulas de forma remota.
Um mês depois do início oficial das aulas presenciais, o índice de presença de alunos e professores nas escolas públicas e particulares foi considerado muito baixo. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), somente 2,3% dos estudantes tinham ido às aulas presenciais. Entre os professores, dos 8 mil, 30% tinham voltado às salas.
Em 2 de agosto, a prefeitura de Salvador e a APLB-BA entraram em acordo e decidiram o retorno às salas de aula para esta segunda-feira, com atividades na modalidade semipresencial.