Aumenta casos de câncer entre os jovens e acende sinal de alerta
Doença está aumentando em indivíduos com menos de 50 anos, na última década, o que preocupa os especialistas
Foto: Reprodução/TV Brasil
Receber o diagnóstico do câncer sempre provoca um impacto profundo na vida das pessoas. Mas imagine se o paciente tiver menos de 50 anos. Pois isso vem ocorrendo com maior frequência nos últimos dez anos, quando os casos da enfermidade em indivíduos mais jovens cresceram aproximadamente 15%.
Até hoje não se sabe porque uma doença, com maior incidência nas pessoas maduras, está acometendo os mais novos. A sociedade precisa fazer um esforço para entender quais são as causas deste aumento.
Existem suspeitas de que fatores ligados ao estilo de vida, como sedentarismo, obesidade, exposição a poluentes, consumo de alimentos ultraprocessados, mudanças no bioma e vários outros fatores esteja...
O crescimento dos casos de câncer nesta faixa etária tem vários reflexos, a começar pelo impacto na vida pessoal e familiar do paciente. O tratamento afeta a capacidade reprodutiva do indivíduo. E, como os casais estão deixando para ter filhos mais velhos, a doença pode comprometer seus planos.
Por outro lado, pessoas com 40 ou 50 anos estão no auge da vida produtiva. E o câncer pode representar perdas profissionais importantes, relacionadas à necessidade de licenças médicas, redução das horas trabalhadas e até aposentadoria precoce. Essa condição pode afetar não só o orçamento das famílias, mas a economia como um todo.
Pacientes oncológicos jovens representam um novo desafio para o sistema de saúde. Não por acaso,