Aumento no valor do aluguel em janeiro foi o maior nos últimos 8 anos em Salvador e RMS, afirma IBGE
Inflação dos aluguéis medida pelo instituto cresceu 6,23%, nos últimos 12 meses
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Em janeiro de 2022, foi registrado o maior aumento no valor do aluguel dos últimos 8 anos em Salvador e na região metropolitana, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesses locais, além do IGPM, a inflação dos aluguéis medida pelo instituto cresceu 6,23%, nos últimos 12 meses.
"O índice que reajusta normalmente os contratos dos aluguéis, que é o IGPM, ele vem demonstrando uma alta em decorrência de uma série de aumentos. Esse índice elevou e refletiu no índice do IBGE, que é o IPCA e claro que impacta de forma muito importante no orçamento da família", explicou analista do IBGE, Mariana Viveiros.
Como informou a Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) teve uma elevação de 16,91% quando comparado os meses de janeiro de 2021 e 2022.
Segundo o economista Antônio Carvalho, o IGPM é composto pela média onerada de três índices: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Índice de Preços ao Consumidor (INPC), e o Índice de Custos da Construção (INCC). "O IGPM é considerado no Brasil como o índice do aluguel, porque ele incorpora o custo da construção civil", disse o economista.
O conselheiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (CRECI), José Alberto Vasconcelos, destacou as obrigações acessórias, que dificultam ainda mais o orçamento das famílias. "Essas obrigações acessórias como condomínio e IPTU é que tem alterado muito essa condição. Tem muita gente entregando imóvel por causa do valor do IPTU e condomínio", afirmou o conselheiro.