Autoridade russa afirma que país vai se retirar da Estação Espacial Internacional após 2024
Informação consta em um comunicado do Kremlin sobre reunião do recém chefe da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borisov
Foto: NASA/Divulgação
De acordo com um comunicado do Kremlin sobre uma reunião do recém nomeado chefe da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borisov, e o presidente russo, Vladimir Putin, a Rússia se retirará do projeto da Estação Espacial Internacional “depois de 2024” após cumprir suas obrigações.
“Você sabe que estamos trabalhando no âmbito da cooperação internacional na Estação Espacial Internacional. Sem dúvida, cumpriremos todas as nossas obrigações com nossos parceiros, mas a decisão de deixar a estação após 2024 foi tomada”, disse Borisov a Putin no documento emitido pelo Kremlin.
“Acho que, a essa altura, começaremos a formar a estação orbital russa”, acrescentou Borisov.
A retirada da Rússia seria um grande golpe para a ISS, um modelo de cooperação internacional que vigora a décadas. O anúncio ocorre no momento em que a guerra na Ucrânia estremeceu profundamente suas relações com os EUA e a Europa.
Sem comunicado oficial
A Rússia não comunicou à Nasa sua intenção de se retirar da ISS em 2024, disse um alto funcionário da agência espacial norte-americana à Reuters.
“Nada oficial ainda”, disse Robyn Gatens, diretora da estação espacial da Nasa, à Reuters em uma conferência da ISS em Washington.
“Nós literalmente acabamos de ver isso também. Não recebemos nada oficial”, acrescentou.