• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Autoridades e artistas lamentam morte de Mãe Carmem, ialorixá do Terreiro do Gantois

Autoridades e artistas lamentam morte de Mãe Carmem, ialorixá do Terreiro do Gantois

Líder religiosa foi homenageada por representantes do poder público e por personalidades da cultura, que destacam seu legado espiritual

Por Da Redação
Às

Atualizado
Autoridades e artistas lamentam morte de Mãe Carmem, ialorixá do Terreiro do Gantois

Foto: Reprodução

A morte de Mãe Carmem, ialorixá que esteve à frente do Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, o tradicional Terreiro do Gantois, nesta sexta-feira (26), foi marcada por homenagens e manifestações de pesar de autoridades e personalidades públicas. Reconhecida como uma das principais lideranças das religiões de matriz africana no país, ela era considerada guardiã de uma tradição ancestral ligada à espiritualidade, à cultura e ao acolhimento.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância histórica e simbólica de Mãe Carmem para o estado e para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana. Em nota, afirmou: "Na última sexta-feira do ano, a Bahia se despede da importante líder religiosa Mãe Carmen, guardiã de uma tradição ancestral de espiritualidade e acolhimento. Sua condução do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do nosso estado, representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana. É assim que Mãe Carmen será para sempre lembrada. Minha solidariedade aos familiares, amigos, filhas e filhos de santo e toda a comunidade religiosa.", escreveu em uma rede social.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também lamentou a perda e ressaltou o legado deixado por Mãe Carmen. “Com profundo pesar, Salvador se despede de Mãe Carmen do Gantois, uma mulher de muita sabedoria e amor ao próximo, cuja trajetória deixa um legado imenso de preservação da ancestralidade e de cuidado com as pessoas. Mãe Carmen seguirá como luz a guiar caminhos e a fortalecer nossa cidade, seguindo os passos de sua Mãe. Meus sentimentos à família, aos filhos e filhas de santo e a toda a comunidade do Gantois”, afirmou.

Artistas se manifestaram, ressaltando o papel de Mãe Carmem como referência ética, espiritual e humana. A humorista e influenciadora Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, publicou uma homenagem emocionada nas redes sociais, associando a despedida da ialorixá aos ensinamentos do orixá ao qual era ligada. "Ela partiu na última sexta-feira do ano. E não é coincidência ,sexta é dia consagrado ao seu orixá, que nos ensina sobre a importância do silêncio, da paciência que constrói, da palavra que só vem depois da escuta."

Na publicação, Tia Má também comenta o estilo de liderança exercido por Mãe Carmem ao longo de décadas. "Mãe Carmem foi isso a vida inteira: sabedoria sem alarde, firmeza sem violência, autoridade sem grito. Ensinou que liderança não é imposição, é exemplo."

A Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SecultBA) também divulgou nota oficial lamentando o falecimento da ialorixá. Bruno Monteiro, secretário estadual de Cultura, ressaltou  “Mãe Carmen será lembrada sempre pelo seu legado de fé, espiritualidade e luta pelas religiões de matriz africana. É uma liderança religiosa que fortalece a nossa cultura e nossas lutas por igualdade. Tenho certeza de que seu legado será assegurado por filhas e filhos de santo, que seguirão na manutenção da tradição no Terreiro do Gantois”.

Mãe Carmem comandou o Terreiro do Gantois por mais de duas décadas e era considerada uma das principais referências da espiritualidade de matriz africana no Brasil. Sua morte marca o encerramento de um ciclo, mas, para líderes religiosos, autoridades e admiradores, seu legado segue vivo na história, na fé e na cultura do povo baiano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário