• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Autoridades nos EUA fazem alerta sobre perigoso caramujo africano gigante
Mundo

Autoridades nos EUA fazem alerta sobre perigoso caramujo africano gigante

A espécie é encontrada na Flórida e podem destruir plantas nativas e hospedar vermes que afetam humanos

Por Da Redação
Ás

Autoridades nos EUA fazem alerta sobre perigoso caramujo africano gigante

Foto: Edinaldo Maciel edy boy por Pixabay

Autoridades dos Estados Unidos informaram que os caramujos-gigantes-africanos são "um dos caracóis mais nocivos do mundo e um risco potencial para a saúde humana". Buscas estão sendo realizadas para deter a espécie invasora. Os animais atingem tamanhos de até 20 centímetros e se reproduzem rapidamente.

"Eles são perigosos para a nossa saúde porque carregam parasitas (Angiostrongylus cantonensis) que causam meningite em humanos", diz a comissária de Agricultura da Flórida, Nikki Fried, em uma entrevista a jornalistas no início deste mês. "Também consomem pelo menos 500 plantas diferentes, tornando-os uma clara ameaça aos nossos espaços agrícolas e naturais, acrescentou.

De acordo com as autoridades, cães farejadores especialmente treinados e pelo menos 30 funcionários estão vasculhando jardins na Flórida para erradicar essas espécies invasoras.
 Desde que a ameaça foi detectada em junho, as autoridades já capturaram mais de 1,4 mil caracóis mortos e vivos no condado de Pasco, segundo a imprensa local.

Ameaças para seres humanos

Os especialistas afirmaram que os seres humanos também correm riscos com a espécie. Esses caracóis geralmente hospedam vermes pulmonares de ratos que, se ingeridos por humanos, podem chegar ao cérebro, causando meningite (infecção das membranas que recobrem o cérebro).

"Normalmente, não afetam as pessoas. Mas se acidentalmente entrarem em seres humanos, esses parasitas podem se perder e acabar em lugares nos quais podem causar muitos danos, como dentro dos globos oculares ou mesmo no cérebro", diz William Kern, professor do Departamento de Entomologia e Nematologia da Universidade da Flórida (EUA).

Autoridades na Flórida estão agora pedindo às pessoas que relatem qualquer presença desses caracóis. "Se você vir um desses caracóis, não toque nele. Ligue para nós. Eles carregam doenças como meningite", diz a comissária Nikki Fried.

Ela também tem um aviso para aqueles que preferem degustá-los. "O mais importante é não comê-los. Esse não é um caracol para ser frito na manteiga, óleo e alho."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário