Avaliação: BMW 330e tem quase 300cv e faz 26km/litro; veja
Novidade é mais econômica que um Corolla híbrido mas custa quase R$ 300 mil
Líder em vendas entre os sedãs médios de marca premium e diante de modelos já envelhecidos como Audi A3 e Mercedes-Benz Classe C a BMW lidera a preferência dos consumidores mais exigentes com o Série 3. Mesmo custando R$ 297 mil no modelo há outras versões mais em conta partindo de R$ 200 mil mas com nível de conectividade interessante e soluções modernas. No caso da 330e o conjunto híbrido mantendo a tradição a tração traseira são os pontos altos que o Farol da Bahia avaliou por uma semana.
O visual é imponente com comprimento de 4.709mm, largura de 1.827mm, altura de 1.442mm e entre-eixos 2.851 mm. Se o 330e é espaçoso para quem viaja à frente, falta conforto para o terceiro passageiro no banco traseiro por conta do eixo central e o porta malas de 375 litros não é dos melhores. Mas é um mero detalhe em um carro com acabamento (e silêncio) exemplar a bordo.
Híbrido por um lado mas com visual esportivo por outro, o BMW 330e seduz o motorista ao volante. Ao liga-lo, o carro aciona somente o motor elétrico no mais puro silêncio. Quando exigida a força, liga o motor a combustão que trabalha de maneira combinada com o sistema auxiliar. Os números são interessantes tal qual a experiência de conduzir o Série 3 na versão híbrida: o motor 2.0 TwinPower turbo de injeção direta é um velho conhecido com 184cv e 30,6kgfm de troque já a partir de 1.350rpm. O propulsor elétrico tem 83kW, equivalente a 113cv e mais 27kgfm de torque. Combinados, resultam em 252cv e 42,8kgfm de torque com função “XtraBoost” que eleva a potência para divertidos 292cv por 10 segundos.
Econômico e conectado
No uso cotidiano o 330e pode adotar só o modo elétrico pois tem autonomia de 59km com seu motor de 83kW e baterias de 12,0 kWh. Em um wallbox, oferecido já no preço final do carro, a recarga de 80% do Pack pode ser feita em 2h40. Para ir e voltar do trabalho, enfrentar o trânsito e dirigir em baixas velocidades nem é preciso acionar o motor a combustão. Mas é possível conforme o modo de condução escolhido. Assim, na cidade facilmente o carro tem médias de 26km/litro enquanto na estrada, com mais emoção, a média é de 16km/litro, também nada desprezíveis.
Como um bom sedã tradicional de tração traseira o 330e pode se desvencilhar do estilo pacato com um toque na tela. Freios, a aceleração do câmbio de oito marchas com shift paddles, o silêncio a bordo e a precisão nas curvas fazem jus à origem da marca bávara.
Nível de conforto e itens de série
Como um carro de sua classe o 330e M Sport tem itens como faróis a laser, multimídia com 4G nativo com conexões Apple Carplay e Android Auto sem fio, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego e aviso de saída de faixa com atuação na direção, teto solar e rodas aro 19. Bancos elétricos com ajuste lateral nos botões, ar condicionado digital, pneus Runflat, painel digital e carregador por indução também fazem parte do pacote.
O valor do carro é de R$ 297,9 mil, bem mais do que os R$ 260 mil do 320i mas certamente uma opção híbrida que traz prazer de dirigir e eficiência bem combinados em um mesmo automóvel. Diante de um Classe C ou Audi A3 (e até mesmo do revigorado A4) esta versão híbrida é sem dúvida interessante, apesar do elevado preço.