Avaliação da educação básica poderá substituir nota Enem, afirma MEC
As provas serão aplicadas para alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio
Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC), através do ministro Abraham Weintraub, anunciou nesta quarta-feira (6), que poderá ampliar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a prova poderá funcionar como mais uma opção para além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nas redes sociais, Weintraub informou que a Saeb irá funcionar como um "Enem seriado" e que as notas, que serão aplicadas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, poderão substituir a nota do Enem tradicional. A aplicação das provas nas escolas públicas e privadas começa no segundo semestre do ano que vem de forma gradativa.
Em um vídeo com o minsitro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alexandre Lopes, informou que as provas serão uma opção a mais para os estudantes.
"Essa é a novidade. Além do Enem tradicional, que vai continuar existindo, nós vamos oferecer também o seriado que é justamente aplicação da prova do Saeb no primeiro ano, segundo ano e no terceiro ano. E, com esse conjunto de provas, o aluno pode acessar diretamente a faculdade sem precisar fazer o Enem tradicional", explicou Lopes.