Avião que caiu em São Paulo é similar ao que matou Marília Mendonça
Modelo se destaca pelo espaço interno refinado, oferecendo conforto semelhante ao de jatos
![Avião que caiu em São Paulo é similar ao que matou Marília Mendonça](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200087/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=cd049e58711ac1031cde5653596c0538)
Foto: Reprodução
O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta sexta-feira (9) na região da Barra Funda, em São Paulo, pertence à mesma família da aeronave que transportava a cantora sertaneja Marília Mendonça, vítima de um acidente em 2021, em Piedade de Caratinga (MG).
Fabricado em 1981, o King Air F90 tem capacidade para oito pessoas e decolou nesta manhã do Campo de Marte, na zona norte da capital paulista. O modelo, um turboélice lançado no fim da década de 1970, se destaca pelo espaço interno refinado, oferecendo conforto semelhante ao de jatos executivos de pequeno porte.
Já a aeronave onde estava Marília Mendonça no acidente de 2021 era um Beechcraft King Air C90A, fabricado em 1984. Segundo especialistas em segurança de voo, o C90A é uma atualização do F90.
Apesar de ter sido produzido por um período limitado, o King Air F90 ainda é valorizado no mercado de aviação executiva. Muitos operadores continuam utilizando a aeronave para transporte corporativo, serviços médicos e missões especiais.
O acidente
A aeronave decolou do Campo de Marte por volta das 7h15 com destino a Porto Alegre. Segundo testemunhas, o piloto tentou um pouso de emergência na pista da Avenida Marquês de São Vicente, mas não conseguiu. O avião atingiu um ônibus e explodiu.
Duas pessoas a bordo morreram e outras sete foram socorridas em solo. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois corpos carbonizados foram encontrados dentro da aeronave: o do advogado e proprietário do avião, Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o do piloto, Gustavo Carneiro Medeiros.
Entre os feridos, há um motociclista que passava na via foi atingido por um destroço do avião e uma senhora que estava no ônibus.