Aviões da FAB chegam na China nesta sexta (7) para trazer 34 brasileiros
Previsão é que voos aterrissem na noite deste domingo (9) no Brasil

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Um grupo com 34 brasileiros que encontram-se na cidade de Wuhan, na China, deve embarcar na noite desta sexta-feira (7) da região que é considerada o epicentro do novo coronavírus. Previsão é que os voos cheguem na base aérea de Anápolis, em Goias, no domingo (9).
Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) saíram de Brasília na quarta-feira (5) e ficaram retidos mais tempo do que o esperado em Varsóvia, na Polônia, aguardando liberação do aeroporto de Wuhan na quinta-feira (6). O Ministério da Defesa do Brasil justificou o atraso alegando "alto fluxo de tráfego aéreo, e missões internacionais de repatriação, que estão saindo e chegando da região afetada".
Os brasileiros ficarão isolados na base aérea em um período de quarentena (18 dias) em quartos individuais. Quando saírem para as áreas comuns do local serão obrigados a usar máscaras. Nenhum apresenta sintomas do coronavírus e serão apenas monitorados nesse período.
Segundo a FAB, as equipes de saúde são capacitadas para realizar missões de defesa química, biológica, radiológica e nuclear. E serão seguidos protocolos e instruções oficiais para garantir a segurança tanto dos passageiros quanto dos militares envolvidos na missão.