Azul e controladora da Gol assinam acordo de fusão entre as duas companhias aéreas
Ambas as marcas seguirão operando de maneira independente
Foto: Divulgação/Embraer
A companhia aérea Azul e a Abra Group, controladora da Gol assinaram um memorando de entendimento na última quarta-feira (15) que visa uma fusão e a criação de uma nova empresa com mais de 60% de participação de mercado.
A fusão das empresas está condicionada à recuperação judicial da Gol nos Estados Unidos, onde a companhia visa renegociar dívidas no âmbito do Chapter 11. De acordo com informações da Folha de São Paulo, o sucesso do processo é essencial para que ocorra a viabilidade do novo negócio.
O memorando estabelece que a alavancagem conjunta das duas empresas não poderá ultrapassar a da Gol depois da conclusão da recuperação.
O conselho da fusão das duas empresas será composto por nove membros, sendo três deles indicados pela Azul, três pela Gol e três independentes, sendo aprovados pelos acionistas.
Também não ocorrerá novos investimentos financeiros. A fusão somente envolverá ativos já disponibilizados.
Ambas as marcas seguirão operando de maneira independente. Porém, a fusão permitirá que aeronaves de uma companhia façam voos da outra, com isso, crescendo a conexão entre grandes cidades e destinos mais afastados.