Michel Telles

b4waste une varejistas e consumidores em experiência de consumo sustentável

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

b4waste une varejistas e consumidores em experiência de consumo sustentável

Foto: Luciano Kleiman, Daniel Neuma e Hyung Jun Kim (Divulgação)

Mais de 34% da produção mundial de alimentos termina no lixo, todo ano. Seria o suficiente para alimentar os dois bilhões de pessoas que passam fome no planeta. Só no Brasil, desperdiçamos 8,7 milhões de toneladas de produtos alimentícios. Essa é a dor comum que une os empresários Luciano Kleiman e Daniel Neumam: encontrar uma forma de minimizar esse problema, levando comida com qualidade e preço acessível diretamente para o prato do consumidor, nasce aí o app b4waste.

Essa solução une tecnologia à sustentabilidade em um app que localiza estabelecimentos com alimentos em prazo de vencimento nos estoques de varejistas e oferece mais uma chance para esses produtos serem diretamente vendidos para consumidores que fazem questão de qualidade, preço e um consumo consciente e sustentável. Uma nova chance para gerar menos lixo, dar mais significado e opções à mesa do brasileiro.

O ciclo virtuoso começa no varejo. As carnes frescas, aves e peixes, por exemplo, têm apenas 72 horas para serem consumidas em um restaurante. Supermercados e empórios perdem até 2% dos seus produtos em função do vencimento. Por que não vender esse excedente antes que esse prazo se esgote? Melhor: com no mínimo 50% de desconto!

“Passei anos vendo as perdas e desperdício desde a cozinha industrial às lojas da rede The Gourmet Tea.  As perdas se concentram especialmente na durabilidade, com itens restritos ao consumo em apenas três dias. Essa mesma ‘dor’ que eu e Luciano enxergamos, move mais que o setor, move o mundo”, afirma Daniel.

Com b4waste, esses varejistas têm a possibilidade de gerar um caixa até então inexistente. Podem atrair novos clientes para os seus pontos de venda, com receitas ao invés de despesas. Conseguem agregar valor, vendendo também outros produtos e atraindo cada vez mais a atenção ao PDV Digital. Diminuem seus custos de descarte e alinham suas marcas com valores de sustentabilidade cada vez mais importantes em qualquer projeto de branding. E tem todo o controle da sua operação.

Do outro lado, sua majestade, o consumidor, têm a oportunidade de gastar menos por produtos em perfeito estado, de excelentes marcas, com uma compra centralizada em apenas um app, contribuindo para a conservação do planeta e acelerando a cadeia produtiva de empreendedores locais.

“O ciclo se torna virtuoso ao enxergarmos que todas as pontas são beneficiadas:  indústria, varejo e consumo. E o principal, nosso planeta agradece menos recursos desperdiçados”, completa Luciano.

Unindo as pontas, um app seguro, com gestão de vitrine, produtos e pedidos nas mãos dos varejistas – que podem inserir, mudar e controlar o seu negócio virtual de forma rápida e fácil – e toda a segurança e ferramentas de geolocalização à disposição de compradores cada vez mais exigentes - que ganham no preço do produto, na qualidade e no frete.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário