Michel Telles

Bactéria que ataca o estômago é alvo de campanha em Salvador

A ação acontece dia 15 de junho em frente ao Shopping da Bahia

Por Michel Telles
Ás

Bactéria que ataca o estômago é alvo de campanha em Salvador

Foto: Divulgação

Pouca gente sabe, que o estômago é o principal alvo do bacilo Helicobacter pylori, também chamado de H. pylori. Entre outros problemas gastrointestinais, a sua presença no organismo pode causar gastrite, úlcera e o câncer gástrico.

Por isso, no dia 15 de junho será realizada, em Salvador, uma atividade para alertar a população sobre as formas de contaminação e combate a bactéria.
 
A ação, denominada “Brasil sem H. pylori”, acontece, a partir das 8h, em frente ao Shopping da Bahia. O evento contará com a participação  de um dos responsáveis pelo Núcleo Brasileiro de Helicobacter pylori, o Dr. James Ramalho, e de médicos gastroenterologistas da Bahia.
 
“Hoje é reconhecido que grande parte das úlceras gástricas e duodenais são causadas por esta bactéria e que o tratamento é capaz de erradicar o bacilo, impedindo novas crises ou complicações”, explica o médico gastroenterologista e coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Hospital da Bahia, Bruno César.
 
Durante a ação, o público poderá tirar dúvidas e receber orientações sobre formas de tratamento e prevenção das comorbidades associadas ao H. pylori.  

Transmissão


O bacilo H. pylori pode chegar ao organismo do ser humano através do consumo de água e alimentos contaminados. De acordo com o especialista, nos países em desenvolvimento, a bactéria é adquirida predominantemente em faixas etárias mais jovens.
 
Bruno César ainda ressalta que o baixo nível socioeconômico e suas consequências naturais, como más condições de habitação e higiene, são considerados os principais facilitadores para a contaminação por H. pylori.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.