Bactéria rara e 'possivelmente' perigosa é encontrada nos EUA
Segundo pesquisadores, o patógeno pode causar melioidose
Foto: Reprodução/Pixabay
Pesquisadores norte-americanos identificaram uma bactéria rara e potencial para prejudicar a saúde humana no Mississipi, na região sudeste dos Estados Unidos. Segundo informações publicadas no The New York Times, as amostras da Burkholderia pseudomallei foram detectadas em solo e na água.
Após a identificação, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) ficaram alerta para localizar possíveis infecções provocadas pelo patógeno. O CDC aponta que a bactéria é capaz de causar melioidose, doença perigosa, que pode levar à morte.
Uma pesquisa do CDC de 2019, aponta que uma a cada 4,6 mil pessoas expostas à bactéria desenvolvem a doença. Por ano, ao menos 90 mil pessoas morrem por conta de melioidose no mundo.
“Os esforços de saúde pública devem se concentrar principalmente em melhorar a identificação de casos para que o tratamento adequado possa ser administrado”, destacou a entidade norte-americana.
Os especialistas acreditam que a Burkholderia pseudomallei pode estar no Mississipi desde 2020. A informação surgiu após a ligação com um paciente infectado com melioidose na mesma região.