Bahia alcança 1 GW de potência instalada na geração distribuída de energia solar
Estado ocupa a 8ª posição no Brasil em termos de capacidade
Foto: Divulgacao/Enersol
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que a Bahia alcançou neste mês a marca de 1 gigawatt (GW) de potência instalada na geração distribuída de energia solar. Esse sistema envolve a geração de energia por parte de consumidores independentes, incluindo residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e órgãos públicos.
Além disso, o estado apresenta níveis de irradiação diária que ultrapassam 6 kWh/m², aproveitando sua localização geográfica privilegiada. A Bahia ocupa a 8ª posição no Brasil em termos de capacidade instalada para geração distribuída por fonte solar fotovoltaica e é o 5º estado com o maior número de unidades consumidoras que recebem créditos provenientes dessa geração.
Todos os 417 municípios baianos apresentam unidades consumidoras de geração distribuída solar fotovoltaica, com destaque para Salvador, com 11 mil unidades; Camaçari e Feira de Santana, com 9 mil cada uma; Barreiras, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, com 6 mil; Guanambi, Juazeiro e Ruy Barbosa, com 5 mil, e Porto Seguro, com 3 mil.
A Bahia também alcançou no mês de agosto 70 usinas em operação e 2,05 GW potência outorgada, energia capaz de beneficiar 7 milhões de habitantes. Segundo os dados, o estado ocupa a segunda colocação na produção total de energia solar no Brasil e é responsável por 19,92% da geração nacional.