Bahia anuncia contratação de Renato Paiva para comandar time em 2023
Técnico português tem 52 anos e assinou contrato válido por dois anos
Foto: Divulgação/Benfica
O Esporte Clube Bahia anunciou, na tarde desta terça-feira (6), que o português Renato Paiva, de 52 anos, comandará a equipe em 2023. O novo técnico assinou contrato de dois anos e deve chegar a Salvador na quarta-feira. “Não vejo a hora de conhecer a famosa Nação Tricolor, a Arena Fonte Nova e toda a intensidade e efervescência que cercam um dos clubes com maior torcida e das mais apaixonadas do Brasil”, disse Paiva.
De acordo com a nota oficial divulgada pelo Tricolor, a contratação foi feita pelo Bahia e não pelo Grupo City. O texto diz que "ainda há importantes etapas legais, regulatórias e financeiras que precisam ocorrer até o fechamento completo da transação".
Veja a nota na íntegra
O Esporte Clube Bahia informa que o português Renato Paiva é o novo técnico do Esquadrão.
O profissional estava no futebol mexicano, assinou contrato de dois anos e tem chegada prevista para esta quarta-feira a Salvador.
Há um ano Paiva conduzia o Independiente del Valle ao primeiro título de campeão equatoriano de sua história. No primeiro semestre de 2022, disputou a Libertadores à frente da equipe que é a atual bicampeã da Copa Sul-Americana.
A saída do treinador aconteceu após uma proposta do Club Léon, no final de maio. Há uma semana, por decisão própria, resolveu deixar o time do México.
Renato Manuel Alves Paiva, 52 anos, iniciou a carreira na divisão de base do Benfica, onde também comandou o time B entre 2019 e 2020. Ao todo trabalhou 18 temporadas no maior clube de Portugal, tendo formado talentos de classe mundial como o goleiro Ederson, o lateral João Cancelo, o meia Bernardo Silva e o zagueiro Rúben Dias, todos do Manchester City.
“Não vejo a hora de conhecer a famosa Nação Tricolor, a Arena Fonte Nova e toda a intensidade e efervescência que cercam um dos clubes com maior torcida e das mais apaixonadas do Brasil”, afirma Paiva.
“Fechei acordo com o Bahia e também estou ansioso para ver como vai funcionar essa grande parceria com o City Footbal Group, quando o negócio for concluído no início de 2023. Estamos todos muito entusiasmados”, completou.
Apesar da votação expressiva dos sócios tricolores no último sábado (3) sobre a SAF do clube, com mais de 98% de aprovação, ainda há importantes etapas legais, regulatórias e financeiras que precisam ocorrer até o fechamento completo da transação.
O CFG tem se colocado à disposição do Bahia para opinar sobre a montagem da equipe, incluindo jogadores e staff, assessorando o Esquadrão com base na experiência e na expertise que possui em aspectos técnicos e estratégicos do futebol. As decisões, porém, continuam sendo tomadas pelo Bahia.