• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Bahia apresenta queda de 64% nos casos de estupro no primeiro trimestre de 2019
Brasil

Bahia apresenta queda de 64% nos casos de estupro no primeiro trimestre de 2019

Casos de roubo de carro também apresentaram queda no estado; índices nacionais também registraram quedas em vários outros setores da criminalidade

Por Da Redação
Ás

Bahia apresenta queda de 64% nos casos de estupro no primeiro trimestre de 2019

Foto: Reprodução

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública revelou nesta terça-feira (13) que, nos primeiros três meses de 2019, o número de casos de estupro na Bahia reduziu em cerca de 64%, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Também de acordo com este levantamento, foram registrados 530 casos da violência sexual nos primeiros três meses 2018, contra 188 registrados no mesmo período em 2019.

A pesquisa feita pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), ainda apontou que outros índices de criminalidade foram reduzidos no estado.

Dentre os setores que apresentaram queda, destaque para os crimes como roubo de carro, com queda de aproximadamente 12%, e homicídio doloso, com queda de 22%.

Já em relação aos índices de homicídio doloso, foram registrados 1.452 casos nos primeiros três meses de 2018, contra 1.123 no mesmo intervalo de tempo deste ano.

Em 2018, foram registrados 3.329 casos de roubos de carros no primeiro trimestre, enquanto o número diminuiu para 2,906 casos no mesmo período em 2019.

Dados Nacionais

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, dos números registrados no país, 13.142 pessoas foram mortas por alguém que agiu intencionalmente ou assumiu o risco consciente de matar no primeiro quadrimestre de 2019.

Apesar de alto, o número reduziu em 3.528 casos de homicídios em comparação com o mesmo período de 2018, do qual registrou um número de 16.670 casos.

De acordo com o Sinesp, outras nove categorias de crimes apontaram queda, conforme foi mapeado pelo órgão.

Dentre as nove variações em declínio, as categoria de crimes como estupro, furtos de veículos, roubo de carga, roubo de veículos, latrocínio e tentativa de homicídio sofreram diminuição em média de mais de 20%.

Segundo o balanço a maior variação percentual apresentada foi em relação ao número de roubos a instituições financeiras, que caiu de 325 para 200 ocorrências na comparação entre o primeiro quadrimestre de 2018 e o de 2019.

Já a categoria referente à 'lesão corporal seguida de morte' apresentou a menor variação, apresentando índice de -5,3%. Neste ano, foram registrados 16 casos a menos em comparação ao quadrimestre de 2018.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário