Esportes

Bahia bate América-RN e se classifica na Copa do Nordeste

Triunfo faz Tricolor alcançar liderança do Grupo A

Por Da Redação
Ás

Bahia bate América-RN e se classifica na Copa do Nordeste

Foto: Diego Simonetti/América FC

O Bahia bateu o América-RN por 2 a 0, em confronto disputado neste sábado (14), na Arena das Dunas, válido pela sétima rodada da Copa do Nordeste. O triunfo faz o Tricolor chegar a liderança do Grupo A, com 14 pontos, e garantir com uma rodada de antecedência, a classificação para as quartas de finais da competição nordestina.  Os potiguares, já sem chances de classificação, seguem em sétimo do Grupo B, com seis pontos.

Com boa troca de passes, controle da posse de bola, marcação eficiente e chegadas perigosas ao ataque, o Bahia fez por merecer o triunfo parcial. 

Nos minutos iniciais, o Tricolor ainda organizando a equipe trabalhou as jogadas pelas laterais, até ter o domínio da partida no meio-campo e com isso, as chances no ataque surgiam naturalmente.

A primeira oportunidade real de gol surgiu aos oito minutos, em chute de Clayson para o gol, após falta sofrida, que exigiu boa defesa do goleiro Vitor.

A todo momento com presença no campo de ataque, sempre pressionando a saída de bola do adversário, característica já comum na equipe de Roger, o Bahia não tinha dificuldade para ter a posse de bola. Após uma primeira tentativa fracassada de marcar, o Tricolor finalmente chegou ao gol.

Aos 13 minutos, Juninho Capixaba cruzou com perfeição do lado esquerdo para área, e Élber se antecipou a zaga potiguar e testou firme para o gol, o goleiro Vitor ainda tocou na bola para evitar o tento, mas não conseguiu. O placar foi inaugurado na Arena das Dunas.

Confira o gol de Élber:

 

O Tricolor queria ir para o intervalo com uma boa vantagem, que quase foi construída.

Aos 20 minutos, Gregore avançou bem ao ataque e, de fora da área, chutou perto do gol de Vitor. 

Pouco tempo depois, aos 27 minutos, o Bahia desperdiçou a oportunidade mais clara de anotar o segundo gol. Em boa trama entre Rodriguinho e João Pedro, o lateral deu uma caneta no marcador, entrou na área e sozinho, com espaço para ajeitar o corpo e finalizar, preferiu encher o pé, e a bola passou por cima da meta do América-RN.

Aos 31 minutos, o Bahia iniciou uma verdadeira blitz no ataque e demandou bastante trabalho da defesa do América-RN. Primeiro, João Pedro conseguiu cruzar na área e a bola encontrou Rodriguinho na área, que finalizou prensado junto ao goleiro. Em seguida, a bola sobrou para Clayson finalizar para o gol, para nova defesa de Vitor.

Com domínio da partida e sem ser ameaçado pelos donos da casa em nenhum momento, o Bahia foi para o intervalo com triunfo parcial.

Na segunda etapa, o panorama da partida pouco mudou. O Bahia seguia com controle da partida, enquanto o América-RN de forma tímida, chegava mais frequente ao ataque.

A primeira boa chance foi dos donos da casa aos dois minutos, após uma cobrança de escanteio na área tricolor, e após bate rebate, a bola resvalou em Geninho e quase enganou o goleiro Anderson.

Apesar de estar melhor na partida, diferente da etapa inicial, o Bahia não encontrou tanta facilidade para criar lances e jogadas de perigo. Para se ter ideia, a primeira boa chance só veio acontecer aos 19 minutos, em chute rasteiro de Rodriguinho, que obrigou o goleiro Vitor a fazer boa defesa.

Outra boa oportunidade criada pelo Tricolor na partida ocorreu aos 31 minutos, quando após roubar a bola na defesa, Zeca limpou a marcação e soltou uma bomba de fora da área, exigindo uma grande defesa de Vitor.

Aparentemente satisfeito com o resultado sem correr grandes riscos diante de um adversário fraco, como o América-RN, o Bahia trocou passes e administrava o placar até os últimos minutos, mas achou ainda uma brecha para anotar o segundo e matar o confronto. 

Aos 47 minutos, Arthur Caíke recebeu bom passe dentro da área e só rolou para Juninho Capixaba, que vinha chegando de trás, finalizar firme, no canto do gol de Vitor, e decretar o triunfo do Bahia na partida.

O próximo confronto do Tricolor pela Copa do Nordeste acontece no próximo sábado (21), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela última rodada da fase de grupos, enquanto o América-RN encerra a participação na competição diante do Fortaleza, no mesmo dia e horário, só que no Castelão, em Fortaleza.

Análise do Bahia na partida

Apesar de não ter construído um placar elástico, o Tricolor mandou na partida. Se impôs, não sofreu, e fez a qualidade técnica do time, nítida, se sobressair diante de um adversário fraco e de pouca eficiência. Mais do que vencer, o Tricolor precisava jogar uma partida em que demonstrasse o talento da equipe, algo que ficou faltando nos últimos confrontos. Desta vez, a história foi diferente.

Roger pode tirar de positivo da partida mais uma peça importante no elenco. Rodriguinho fez uma ótima partida de estreia, distribuindo bons passes e avançando bem ao ataque, o meia aparenta estar já ambientado com o grupo a mais tempo.

Falar de Élber é chover no molhado. O atacante é o nome do Bahia na temporada 2020. Melhor jogador do ano, volta para marcar, oferece boas opções de passes para os companheiros, bom em puxar contra-ataques em velocidade, e de quebra, ainda anota alguns golzinhos, que ajudam a garantir triunfos, como foi o caso hoje. Peça fundamental no esquema de Roger.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.