Bahia e 5 estados decretaram emergência zoossanitária após casos de gripe aviária
Medida é válida por 180 dias

Foto: Divulgação
Pelo menos seis estados brasileiros decretaram emergência zoossanitária por causa dos casos de gripe aviária. A medida vale por 180 dias. Segundo divulgação do Ministério da Agricultura (Mapa) da última quinta-feira (20), Santa Catarina, Espírito do Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia e Paraná já confirmaram a adoção da medida.
Diante dos registros dos primeiros focos da doença em aves migratórias neste ano, o Ministério da Agricultura declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, no dia 22 de maio.
No entanto, orientou que os estados adotem medidas semelhantes para que o enfrentamento ao H5N1 seja efetivado. Segundo a pasta, a ocorrência de apenas um caso em ave comercial “afetaria todo o país”.
O Brasil responde por 35% das exportações de carne de frango do mercado global e é um dos únicos países que mantém o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves comerciais, conforme protocolo da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).