• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia é o estado com maior população rural do país, aponta Censo
Bahia

Bahia é o estado com maior população rural do país, aponta Censo

Quando o estudo do IBGE foi feito, em 2022, somente três municípios do estado não tinham população rural: Salvador, Madre de Deus e Itaparica

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Bahia é o estado com maior população rural do país, aponta Censo

Foto: André Borges/Agência Brasília

A Bahia segue como o estado com maior população rural do Brasil, com cerca de 3,3 milhões de pessoas, o que equivale a 1 em cada 5 moradores. Os dados são do Censo 2022 publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (14).

Há dois anos, quando foi feito o estudo, somente três dos 417 municípios do estado não tinham população rural: Salvador, Madre de Deus e Itaparica, ambas na região metropolitana.

Apesar do número elevado, houve uma queda no valor absoluto de habitantes em áreas rurais no território baiano, desde 2000, e no total da população, desde 1991. Em 2022, ambos foram os menores registrados nos últimos 52 anos.

Segundo especialistas do IBGE, fatores como a migração e mudanças nas taxas de fecundidade (número de filhos por mulher) podem explicar a queda.

Em todo o Brasil, 12,6% da população viviam em áreas rurais em 2022. Depois da Bahia, os locais no período do Censo com as maiores populações rurais eram Minas Gerais (cerca de 2,4 milhões de pessoas) e Ceará (pouco mais de 2 milhões de habitantes).

Leia também:

Censo 2022: Brasil tem 87,4% dos habitantes morando em áreas urbanas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.