Bahia é o estado mais violento do Brasil pelo 5º ano consecutivo
Dados do Monitor da Violência mostram que, em 2023, 4.848 mortes violentas foram registradas no estado
Foto: Arquivo/Agência Brasil
A Bahia apresentou uma redução de 4,1% no número de mortes violentas em 2023, em comparação ao ano anterior. No entanto, o estado segue sendo o mais violento no Brasil pelo quinto ano seguido, segundo os dados do Monitor da Violência, divulgados nesta terça-feira (12).
No ano passado, foram registradas 4,848 mortes violentas em todo o estado. Entram na conta casos de homicídios dolosos (quando o assassinato é intencional), latrocínios (quando a vítima é assassinada para que o roubo seja concluído) e lesões corporais seguidas de morte.
Também é possível observar um total de 14.141.626 pessoas, a Bahia contabilizou 34,3 mortes violentas por cada grupo de 100 mil habitantes. Ainda de acordo com o levantamento, em 2023, houve uma média de 404 assassinatos por mês na Bahia. A maioria das vítimas é formada por jovens adultos negros.
O levantamento mostra ainda que, sozinho, o estado da Bahia é responsável por 12% do total de casos registrados no país.
Latrocínios
Ao todo, 63 pessoas foram mortas no ano passado vítimas de latrocínio, que é quando criminosos matam para roubar pertences das vítimas. Fevereiro e novembro foram os meses que mais registraram episódios deste tipo de crime.