Bahia é o segundo estado do país com mais casos de furto ou roubo de celulares em 2024
Dentre os mais 72 mil celulares furtados ou roubados, apenas 3,3% foram recuperados.

Foto: Reprodução
A Bahia é o segundo maior estado do país em relação a taxa de roubo ou furto de celulares em 2024. Segundo a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o registro foi superior a 72 mil aparelhos. Desse total foram recuperados 2.375, o que equivale a 3,3%.
O estado fica atrás apenas de São Paulo, que teve mais de 287 mil registrados. Rio de Janeiro com 58.813, Minas Gerias com 50.711 e Pará com 50.175 completam o ranking dos primeiros cinco estados com está ocorrência.
O levantamento ainda mostra que Salvador, com 1.394,7, e Lauro de Freitas, com 1.392, ocupam respectivamente o quarto e o quinto lugar no ranking nacional das cidades com mais registro desses crimes. São Luís do Maranhão aprece em primeiro lugar, seguido por Belém do Pará e a capital paulista.
A Operação Móbile da Polícia Civil da Bahia é a ação realizada para a recuperação dos aparelhos. Para auxiliar, a população pode cadastrar os celulares, veículos e bicicletas no CPF do proprietário na ferramenta da “Alerta Cidadão”, criada pela Secretária de Segurança Pública da Bahia para ajudar na identificação e recuperação desses bens.