• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia é um dos estados menos transparentes na área da segurança pública, aponta levantamento
Bahia

Bahia é um dos estados menos transparentes na área da segurança pública, aponta levantamento

Governo do estado não atende aos principais critérios para a transparência ativa; entenda

Por Da Redação
Ás

Bahia é um dos estados menos transparentes na área da segurança pública, aponta levantamento

Foto: Getty

A Bahia é um dos estados menos transparentes quando o assunto é segurança pública. A constatação vem de uma pesquisa organizada por entidades de direitos humanos e jornalismo revelada nesta segunda-feira (25).

Para a realização do levantamento, os pesquisadores estabeleceram sete requisitos de transparência ativa, que são os dados disponibilizados por vontade própria, sem que os governos estaduais precisem ser provocados para fornecer as informações. 

Dentre os critérios estão a disponibilização de indicadores criminais por município e da série histórica, além de informações sobre servidores ligados à área de segurança pública. Todos os dados foram extraídos dos sites das secretarias de segurança pública de todas as 27 unidades federativas do país.

Os principais destaques são os oito estados que atenderam a todos os critérios estabelecidos pela pesquisa: Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A Bahia por sua vez aparece entre os cinco estados menos transparentes. Empatado com o Mato Grosso, com três requisitos atendidos, o estado aparece à frente apenas de Roraima e Acre.

Os dois estados da região Norte, inclusive, não conseguiram atender a nenhum dos critérios, já que não possuem sites de indicadores criminais. Dessa forma, as informações sobre criminalidade nesses dois estados são publicadas parcialmente em notas disponibilizadas pelas assessorias e agências de notícias estaduais.

Confira a quantidade de critérios atendidos em cada UF:

  1. Mato Grosso do Sul – 7
  2. Ceará – 7
  3. Paraíba – 7
  4. Pernambuco – 7
  5. Pará – 7
  6. Rio de Janeiro – 7
  7. São Paulo – 7
  8. Rio Grande do Sul – 7
  9. Amazonas – 6
  10. Rondônia – 6
  11. Tocantins – 6
  12. Amapá – 6
  13. Paraná – 6
  14. Goiás – 5
  15. Distrito Federal – 5
  16. Alagoas – 5
  17. Maranhão – 5
  18. Espírito Santo – 5
  19. Santa Catarina – 5
  20. Rio Grande do Norte – 4
  21. Sergipe – 4
  22. Minas Gerais – 4
  23. Mato Grosso – 3
  24. Bahia – 3
  25. Piauí – 3
  26. Acre – 0
  27. Roraima – 0

O levantamento foi realizado em parceria pelo Instituto Sou da Paz, o laboratório de dados Fogo Cruzado, a agência de dados Fiquem Sabendo e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário