Bahia enfrenta Vila Nova em partida que pode garantir retorno a Série A
Tricolor entra em campo neste sábado (22), às 16h30, na Fonte Nova
Foto: Felipe Oliveira/ECBahia
A equipe do Bahia pretende fazer neste sábado (22) o seu jogo mais importante na Série B do Brasileiro. O Esquadrão de Aço enfrenta o Vila Nova, na Arena Fonte Nova, a partir das 16h30, na busca pela confirmação do retorno à primeira divisão uma temporada depois de ter sido rebaixado.
No entanto, apara garantir o retorno, o Tricolor não depende apenas de suas próprias ações. O time precisa vencer o Vila e torcer por tropeços de Criciúma, Sport e Sampaio Corrêa. Os adversários jogam fora de casa na rodada contra Vasco, Londrina e Ituano, respectivamente. Na configuração descrita, o clube baiano chegaria aos 60 pontos, com 17 vitórias, e não poderia mais ser alcançado pelos concorrentes.
Em outro cenário, se Vasco e Criciúma empatarem em São Januário, basta o Sport não vencer o Londrina para o acesso ser confirmado - além do Bahia ganhar. O jogo do Sampaio não entraria mais na conta, pois os maranhenses fazem confronto direto com os vascaínos na 37ª rodada.
Se conseguir o acesso, o Bahia vai repetir um feito alcançado em 2010, quando foi promovido à Série A com duas rodadas de antecedência. Naquele ano, bateu a Portuguesa, em Pituaçu, por 3x0. Adriano Michael Jackson, duas vezes, e o zagueiro Nen marcaram os gols.
Assim como em 2010, o Bahia vai ter o apoio maciço do seu torcedor. No duelo mais decisivo do clube até aqui, cerca de 48 mil ingressos já haviam sido garantidos até sexta-feira. A conta inclui os 29 mil sócios com acesso livre e 19 mil bilhetes vendidos.
A principal novidade da partida deve ser Matheus Bahia. O jogador, que se machucou no triunfo por 2x1 sobre o Vasco, tinha a expectativa de voltar somente na próxima temporada, mas buscou ajuda médica fora do clube e se recuperou antes do previsto. Por causa do longo tempo inativo, a tendência é que Luiz Henrique siga na equipe titular.