• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia: escolas estaduais realizam busca ativa dos estudantes que ainda não se matricularam
Bahia

Bahia: escolas estaduais realizam busca ativa dos estudantes que ainda não se matricularam

Alunos estão sendo contactados por ligações telefônicas pelas escolas para voltarem a sala de aula

Por Da Redação
Ás

Bahia: escolas estaduais realizam busca ativa dos estudantes que ainda não se matricularam

Foto: Divulgação/SEC

Com o início do ano letivo, as escolas da rede estadual de ensino com vagas disponíveis intensificam a busca ativa dos estudantes que ainda não foram se matricular. A iniciativa tem o objetivo de garantir que crianças e jovens estejam na escola. Para isso, as unidades adotam algumas estratégias, como ligações telefônicas, para os alunos, pais ou responsáveis, além do engajamento entre os próprios estudantes, que incentivam os demais colegas a se matricularem para voltar a estudar e concluir os estudos. 

Segundo a Secretária de Educação (SEC), as unidades como os colégios estaduais Professora Elisabeth Chaves Veloso e Ministro Aliomar, localizadas em Salvador, o processo de busca tem dado certo, já que alguns estudantes têm retornado às aulas. 

Após serem contactados, pela escola, os alunos que desejam retomar os estudos são orientados a levarem a documentação exigida para efetuar a matrícula. Apesar de o ano letivo já ter sido iniciado, o estudante que se matricular poderá recuperar o tempo perdido de aulas.

Parceria com Unicef 

Outra estratégia adotada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC)  é a parceria de mobilização com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para que os municípios façam a adesão ao Programa Busca Ativa Escolar, que pode ser acessado no site https://plataforma.buscaativaescolar.org.br/login. A ação tem objetivo de sensibilizar a sociedade local, especialmente as comunidades mais vulneráveis, possibilitando que toda criança e todo adolescente tenham acesso à educação.

Segundo o superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Guimarães, a parceria com o Unicef fortalece a busca ativa escolar. “Através desta parceria, já chegamos a 394 municípios aderidos e conseguimos envolver a rede de proteção social e saúde para além da educação. O papel dos municípios é fundamental neste trabalho, pois eles têm maior capilaridade e mais condições de chegar mais perto das famílias”, destacou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário