• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia fortalece parceria público-privada para impulsionar logística de transporte
Bahia

Bahia fortalece parceria público-privada para impulsionar logística de transporte

Reunião na Secretaria Estadual do Planejamento discute projetos de infraestrutura logística

Por Da Redação
Ás

Bahia fortalece parceria público-privada para impulsionar logística de transporte

Foto: Divulgação

O desenvolvimento da logística de transporte na Bahia ganhou destaque em uma reunião realizada nesta sexta-feira (30) na Secretaria Estadual do Planejamento - Seplan. O encontro contou com a presença do secretário especial do Programa de Parcerias Público e Privadas (PPI) do Governo Federal, Marcus Cavalcanti, do secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, e de técnicos da secretaria estadual.

Dentre as iniciativas discutidas, um dos principais pontos em pauta foi a situação da malha ferroviária e as possibilidades de reestruturação e implantação de novos ramais para o transporte de cargas e passageiros. O secretário Cláudio Peixoto ressaltou a importância do alinhamento entre o Governo Federal e o Estado da Bahia para superar os desafios logísticos e tornar o estado mais atrativo para investimentos, empreendimentos e o comércio exterior.

O secretário especial do PPI, Marcus Cavalcanti, destacou os objetivos da reunião e fez um balanço positivo do encontro. "Foi uma reunião importante com o secretário Cláudio Peixoto e a equipe da Secretaria do Planejamento. Discutimos os projetos qualificados do PPI na área de infraestrutura logística, principalmente na área ferroviária, que impactam na economia. É fundamental que a Bahia incorpore em seu Plano Plurianual e em suas ações de governo os investimentos complementares necessários aos programados pelo Governo Federal."

O encontro na Seplan é um desdobramento de uma reunião anterior realizada em março, em Brasília, na qual o Plano Estratégico Ferroviário da Bahia foi entregue para análise da equipe do PPI. Desenvolvido pela Fundação Dom Cabral, o plano ferroviário foi elaborado com base na projeção da demanda por transporte de cargas até 2035 e demonstra a viabilidade do modal ferroviário devido ao custo atrativo em comparação com outros meios de transporte, além da necessidade de conectar as ferrovias aos portos baianos.

Além dos secretários, a reunião contou com a participação do superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Barreto, do assessor especial Antônio Valença e do diretor da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais - SEI, Edgar Porto. Essa interação entre o poder público e a iniciativa privada promete impulsionar a logística de transporte na Bahia, trazendo benefícios para a economia e a infraestrutura do estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.