Bahia goleia Vasco em Pituaçu e dá salto na tabela de classificação
Tricolor domina jogo durante os 90 minutos e consegue resultado essencial para se afastar do Z-4
Foto: Reprodução
O Bahia goleou o Vasco por 3 a 0, em confronto disputado na noite desta quarta-feira (7), no estádio de Pituaçu, em Salvador, válido pela 14ª rodada do Brasileirão. Com resultado, Tricolor voltou a vencer em casa, o que não acontecia desde a 2ª rodada e subiu para 13ª posição, com 15 pontos somados, abrindo provisoriamente, três pontos de distância para o Z-4.
Os donos da casa começaram melhor o confronto em Salvador tomando as iniciativas do jogo, pressionando a saída de bola do Vasco e sem sofrer maiores sustos no campo defensivo.
O Tricolor abriu o placar logo cedo. Aos nove minutos, Clayson recebeu bom passe nas costas de Pikachu, cruzou do lado esquerdo, Rossi se antecipou de Henrique e Fernando Miguel e desviou para o fundo do gol. Lei do ex em Pituaçu, já que o atacante defendeu as cores do cruzmaltino, e diante disso, não comemorou o gol marcado.
O gol anotado deu uma gás a mais para o Bahia no jogo. Aos 13 minutos, o Tricolor esteve próximo de ampliar o marcador em cobrança de escanteio, em que Lucas Fonseca cabeceou por baixo, com certo perigo, e a bola passou perto da trave de Fernando Miguel.
Apesar de manter o controle do confronto, o Bahia caiu de produção, como o Vasco não oferecia muitas ações perigosas, o jogo ficou morno. O Tricolor focou muito mais na marcação após anotar o primeiro gol e procurou conter os jogadores de meio campo do Vasco, impossibilitando que qualquer jogada fosse ao menos orquestrada.
O Bahia seguia superior no confronto e, principalmente, por explorar bem as jogadas pelas laterais. Foi desta forma que conseguiu ampliar o marcador.
Aos 31 minutos, o Vasco sofreu nova lei do ex. Ernando fez grande jogada pela lateral. passou fácil por Bruno Gomes em velocidade, cruzou para área, e Gilberto, completamente livre de marcação, só desviou para o fundo das redes de Fernando Miguel, ampliando o marcador em Pituaçu.
Tinha mais, o Bahia teve grande oportunidade para transformar o placar já em goleada em seguida. Isso porque aos 33 minutos, em contra-ataque em velocidade, Rossi deu lindo passe para Juninho, livre de marcação na pequena área, chutar por cima do gol, desperdiçando uma oportunidade inacreditável no jogo. Porém, não demorou para que o Tricolor tivesse outra boa oportunidade criada.
Aos 45 minutos, após cruzamento para dentro da área, Pikachu afastou mal de cabeça e sobrou limpa para Clayson só dominar e chutar no canto de Fernando Miguel e transformando o placar em goleada já na etapa inicial.
No retorno para segunda etapa, o Bahia voltou com uma postura um pouco mais defensiva. Já com resultado encaminhado, o Tricolor acabou cedendo espaços para o time carioca.
Logo aos três minutos, Pikachu deu bom passe para Cano dentro da área, que finalizou cruzado com perigo para o gol de Douglas.
O Cruzmaltino voltou a chegar aos sete minutos, em chute de longe de Carlinhos, que passou rente a trave, assustando o time tricolor.
O Vasco, com dificuldades para entrar na área do Bahia, tendo em vista a marcação sólida da defesa, chegava perigosamente apenas com chutes de fora da área. Aos 12 minutos, Fellipe Bastos quase marcou um golaço em arremate de muito longe, que passou raspando a trave tricolor.
O time carioca ainda liquidou qualquer pequena oportunidade que tinha no jogo de reagir aos 22 minutos, quando após contra-ataque em velocidade do Bahia, Bruno Gomes matou a jogada com um toque, como foi considerado o último homem, o volante foi expulso. Agravando a situação do time carioca no jogo.
Três gols, mas que talvez poderiam ter se transformado em mais se o Bahia não tivesse abdicado de jogar na segunda etapa. A zaga do Vasco parecia perdida em campo, talvez se o Tricolor apertasse um pouquinho mais, talvez tivesse imposto uma goleada maior. Sem maiores emoções ao longo do jogo, o árbitro decretou o fim do confronto.
Análise do Bahia na partida
A melhor partida do Bahia neste Brasileirão. O Tricolor passeou em campo nesta noite em Pituaçu. Bem compactado na marcação, apresentando uma solidez defensiva e veloz nos contra-ataques, o time de Mano Menezes teve o controle do jogo durante os 90 minutos. Em quase nenhum momento na primeira etapa chegou a ser ameaçado pelo Vasco, e quando sofreu, o lance não criou tanto perigo para meta de Douglas. No segundo tempo os visitantes subiram de produção, mas não aproveitaram com eficiência as oportunidades.
Claro que o Vasco proporcionou que o Bahia mandasse no jogo, pois o time cruzmaltino não tinha intensidade, jogadores criando jogadas, lento nas transições ao ataque, mas não dá para menosprezar a grande partida do Tricolor, que detectou as fragilidades dos visitantes e foi letal quando tinha espaços. Encontrou dois do gol do jogo ocupando muito bem as jogadas pelas laterais.
O triunfo, porém, não pode ser ilusório. Obviamente foi merecido, jogou mais, só que ainda é um time fraco, que está em lenta evolução. É preciso aguardar mais algumas partidas para saber se esse time pode ainda ter algum tipo de consistência ao longo da competição. A conferir.