Bahia: governo nega que tenha reestabelecido a obrigatoriedade do uso de máscaras
Estado esclarece que as diretrizes estabelecidas em março ainda estão em vigor
Foto: Raquel Portugal/FioCruz
Nas últimas semanas, informações falsas circularam em algumas redes sociais, alegando que o Governo da Bahia havia restabelecido a obrigatoriedade do uso de máscaras devido ao aumento nos casos de Covid-19. O governo do estado esclareceu, nesta segunda-feira (6), que essa notícia é FALSA. O último decreto estadual sobre o uso de máscaras na Bahia foi publicado em 29 de março deste ano e ainda está em vigor.
As regras atuais para o uso de máscaras na Bahia permanecem inalteradas e seguem as diretrizes estabelecidas no decreto de março, que determinam o uso obrigatório em hospitais e unidades de saúde, como clínicas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além disso, o uso da máscara é obrigatório para indivíduos que apresentem sintomas gripais, como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios, bem como para aqueles que tiveram contato com pessoas sintomáticas ou que receberam confirmação de Covid-19, mesmo que sejam assintomáticos.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) destaca que, diante do aumento no número de casos de Covid-19, a medida mais importante é aumentar a cobertura vacinal. Atualmente, aproximadamente 13% da população baiana acima de 12 anos recebeu a dose da vacina bivalente. Portanto, o foco principal é a imunização da população.