Bahia já chegou ao 'ápice da pandemia', afirma o infectologista Roberto Badaró
Badaró afirma que em mais ou menos um mês a Bahia vai entrar no declínio da epidemia

Foto: Reprodução / Metro 1
Roberto Badaró, infectologista e diretor médico do Hospital Espanhol, Roberto Badaró disse, nesta sexta-feira (10), em entrevista à Rádio Metrópole, que a Bahia já atingiu o ápice da pandemia de coronavírus e pode estar entrando em um momento de estabilidade, ou até mesmo redução do índice de infecções.
"Eu tenho certeza que já chegamos no ápice da pandemia. Quando você tem a divisão do número de casos novos pelos do dia anterior, e esse número tem tendência de subir, a epidemia está em ascensão. Se ele mantém-se estável, variando entre 1 e 2, já está na fase de estabilização. A gente já vê, nos gráficos desenhados aqui na Bahia, momentos de queda e dias de retorno. Então estamos numa fase, no meu entender, de decaimento da infecção”, afirmou.
“Em mais ou menos um mês a gente vai estar entrando em um declínio da epidemia", acrescentou.
Segundo Badaró, essa tendência se reflete na abertura de leitos no Hospital Espanhol, unidade voltada para pacientes com Covid-19. "Íamos abrir mais 60 leitos no Espanhol, não vamos mais abrir porque não é necessário. Estamos com um número de vagas no suporte equilibrado. Acho que a epidemia chegou no topo e agora vai descer de maneira bem clara", concluiu.