Bahia lidera geração de energias renováveis por fonte eólica e solar
Estado conta com 233 parques eólicos e 41 parques fotovoltaicos
Foto: Paula Fróes/GOVBA
O Informe Executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgado nesta sexta-feira (19), mostra que a Bahia segue como protagonista das Energias Renováveis no Brasil e lidera a geração nacional de energia eólica com 35,01% da produção. Além disso, o estado é líder na geração de energia solar, com 30,30%.
Atualmente, a Bahia conta com 233 parques eólicos e 41 parques fotovoltaicos em operação, que resultam na capacidade instalada de 6.111 megawatts (MW) em relação à eólica, e 1.349 MW em relação à solar. De acordo com o documento, o estado também é líder na comercialização dos leilões de energia eólica e solar, abrangendo 32,46% e 19,7%, respectivamente, de todos os empreendimentos comercializados.
Investimentos
Em relação à energia eólica, foram feitos R$ 24 bilhões de investimentos privados nas 233 usinas que estão em operação, beneficiando 23 municípios, sendo eles: Bonito, Brotas de Macaúbas, Brumado, Caetité, Cafarnaum, Campo Formoso, Casa Nova, Gentio do Ouro, Guanambi, Igaporã, Iraquara, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Ourolândia, Pindaí, Riacho de Santana, Sento Sé, Sobradinho, Souto Soares, Umburanas, Várzea Nova e Xique-Xique.
O segmento de energia solar também tem saldo positivo referente à criação de empregos e investimentos privados. São 40,4 mil postos de trabalho criados e R$ 6 bilhões investidos nas 41 usinas que estão em fase operacional ativa e têm capacidade instalada em 1.349 MW. As usinas estão instaladas em oito municípios, sendo eles: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos e Tabocas do Brejo Velho. Com relação à geração distribuída, Salvador foi contemplada com as instalações das usinas de Pituaçu Solar, Sol Moradas Salitre e Rodeadouro e Aeroporto de Salvador como micro e minigeração.