Bahia lidera número de mortes causadas por policiais em 2024, aponta Anuário da Violência
Estado registrou 1.556 homicídios por intervenções policiais

Foto: Divulgação/ Ascom PCBA
A polícia baiana foi a que mais matou entre os estados brasileiros no ano de 2024, é o que aponta o Anuário da Violência, divulgado nesta quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em números, foram 1.556 homicídios, o que lidera a estatística pelo terceiro ano seguido.
Apesar de alta, o dado representa uma queda de 8,6% na comparação com o ano de 2023, quando 1.700 casos foram reportados. Em média, a polícia baiana foi considerada a segunda mais letal do Brasil, com 10,5 homicídios cometidos por policiais a cada 100 mil habitantes.
Conforme os dados do Fórum, o Amapá ocupa a liderança de letalidade proporcional, com 17,1 homicídios a cada 100 mil habitantes ao longo de 2024. No recorte, a polícia amapaense foi responsável por um a cada três homicídios no estado.
No país como um todo, foram 6.243 pessoas mortas em decorrência de intervenções de policiais militares e civis da ativa, tanto em serviço quanto fora dele. No total, houve uma redução de 3,1% na comparação com o ano retrasado.
As Mortes Decorrentes de Intervenções Policiais (MDIP) corresponde à soma de vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais, em serviço e fora de serviço.