Bahia Origem Week abre sua 4ª edição!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Atualizado
Bahia Origem Week abre sua 4ª edição!

Foto: Victor Rattes

Com presença de empresários e autoridades, Bahia Origem Week é inaugurado no Centro de Convenções Foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (3) a programação da quarta edição do Bahia Origem Week. Autoridades e representantes de diversas secretarias marcaram presença na solenidade, que foi abrilhantada com uma apresentação do grupo afro Muzenza. A maior Feira de Origem e Negócios do estado segue com atividades até o domingo (6), no Centro de Convenções Salvador. 

O evento surpreendeu os visitantes logo na entrada, com um túnel sensorial e interativo, que remete às plantações de cacau do sul do estado. Som de pássaros regionais, cheiro, barulho da chuva e folhas e frutos reais fizeram parte da experiência imersiva à mata atlântica.

Em sua estreia, a Feira contou com mais de 200 expositores de diversas cadeias produtivas, entre elas queijos, chocolates, artesanato e pescados. Para Marco Lessa, idealizador do evento, o evento é uma oportunidade do baiano conhecer a Bahia. 

"O Brasil e a Bahia são um país e estado formados por empreendedores, microempreendedores e agricultores familiares. E a gente percebeu que faltava um evento de protagonismo para esses agentes e o que eles produzem. Por incrível que pareça, muitos baianos não conhecem o próprio estado. Produzimos queijo e charutos premiados em outras partes do mundo, temos um artesanato de primeira qualidade. Então a gente percebe que a cada ano o evento cresce, a qualidade cresce, e queremos fazer com que o Origem Week seja esse encontro da diversidade e das origens dessa rica Bahia", disse o empresário.

Para o Secretário de Turismo, Maurício Bacelar, o evento se tornou um dos polos de fomento para o setor no estado. "Nós reunimos aqui, desde a agricultura familiar até a agroindustria, com produtos de origem animal, mas também com muitos elementos na economia criativa. Isto estimula a economia do nosso estado e fortalece o turismo, com seus produtos de origem das 13 zonas turísticas. É uma ação do Governo do Estado, que estimula a economia, mas também o fluxo turístico", ressaltou.

Integrada ao Origem Week, a ExpoPesca e Aquicultura Nordeste também movimenta o Centro de Convenções, com diversas ações nos quatro dias de eventos. De acordo com Daniel Victoria, presidente da Bahia Pesca, a iniciativa deve mobilizar todo o setor no estado. "A Bahia é o maior litoral do Brasil. E com essa riqueza hídrica e de biomas, a gente consegue ter diversos produtos tanto da agricultura como da pesca. Aqui você vai encontrar tilápias de Paulo Afonso e Glória, vai encontrar ostras de Maragojipe, temos também o pessoal da federação de pesca artesanal, expositores de barcos, entre outras frentes. Então a importância é valorizar nossa tradição, valorizar nossa história e acima de tudo valorizar as pessoas", concluiu.

A primeira noite do Origem Week em Salvador contou ainda com a Cozinha Show, onde o Chef Carlos Ribeiro ensinou o preparo de um prato autoral, além da Cozinha Kids, com a Chef Tia Pri, e o Atelier, onde será montada uma escultura de dois metros de chocolate pela Chef Tati Benazzi. A programação segue até o domingo (6), entre às 14h e 22h. A entrada é gratuita, mediante a entrega de 1Kg de alimento para a Campanha Bahia Sem Fome.

O Bahia Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além de ter o apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário