Bahia perde no Chile e sai em desvantagem na Libertadores

Tricolor sofre gol no início, vê VAR anular segundo do O’Higgins e precisa vencer em Salvador para avançar

Por Samara Figueiredo
Às

Atualizado
Bahia perde no Chile e sai em desvantagem na Libertadores

Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

O Bahia conheceu a primeira derrota na temporada 2026 justamente na hora mais decisiva. Na noite desta quarta-feira (18), o Tricolor foi superado pelo O’Higgins por 1 a 0, no Estadio El Teniente, no jogo de ida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores da América.

Invicto há 11 partidas, o time comandado por Rogério Ceni saiu atrás logo aos três minutos. Francisco González arrancou pela esquerda, ganhou na velocidade, trouxe para dentro e acertou um chute colocado de fora da área, sem chances para Ronaldo.

Sem Everton Ribeiro, suspenso, Erick começou entre os titulares, mas o Bahia demorou a entrar na partida. O O’Higgins pressionou nos minutos iniciais e quase ampliou aos 25, quando Rabello apareceu livre após desvio e mandou para fora.

O Tricolor tentou responder com Ademir e Kike Olivera, mas esbarrou na marcação chilena e na própria dificuldade de construção. Ceni mexeu cedo: aos 31 minutos, tirou Erick para a entrada de Caio Alexandre. A equipe passou a ter mais posse, mas só conseguiu assustar nos acréscimos, em jogada em profundidade que terminou com chute travado de Kike.

A primeira etapa terminou quente, com confusão generalizada após falta de Acevedo e nove minutos de acréscimos.

Na volta do intervalo, o O’Higgins chegou a marcar o segundo, aos oito minutos, com Arnaldo Castillo, de cabeça. Após revisão no VAR, o árbitro anulou o gol por falta no início da jogada, para alívio tricolor.

Mesmo com mudanças, o Bahia não conseguiu transformar posse em chances claras. A melhor oportunidade veio aos 25 minutos, em sequência de escanteios cobrados por Luciano Juba, mas a defesa chilena afastou o perigo.

Nos minutos finais, o jogo ficou aberto, mas sem efetividade ofensiva do lado baiano. Foram 90 minutos sem chutes realmente perigosos ao gol adversário. O confronto ainda teve arbitragem contestada, com muitas faltas marcadas a favor do time da casa e cartões distribuídos ao Tricolor.

Com o resultado, o Bahia perde a invencibilidade no ano e precisará vencer em Salvador, na próxima quarta-feira (25), para avançar à fase seguinte da Libertadores. Derrota ou empate significam eliminação e ausência também na Copa Sul-Americana em 2026.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário