Bahia perde para Ponte em Campinas e desperdiça chance de diminuir distância para Cruzeiro
Apesar do resultado negativo, Tricolor se mantém na vice-liderança da competição

Foto: Luciano Claudino / @luciano_claudino19
O Bahia perdeu para a Ponte Preta por 2 a 0, em confronto disputado na noite desta quarta-feira (31), no estádio Moisés Lucarelli, pela 27ª rodada da Série B. Com resultado, o Tricolor se mantém na vice-liderança da competição, com 47 pontos, enquanto a Macaca subiu para 10ª posição, com 36 pontos.
Foi uma primeira etapa bastante truncada e com pouco futebol em Campinas. Mesmo pela falta de técnica, a Ponte conseguiu ser mais eficiente que o Bahia na primeira etapa, principalmente na parte final, quando pressionou o Tricolor até conseguir ir para o intervalo em vantagem parcial.
Aos oito minutos, a primeira boa oportunidade do jogo. Após bate e rebate de Fessin com a defesa do Bahia dentro da área, a bola sobrou nos pés de Léo Naldi, que chegou chutando da entrada da área e a bola passou a esquerda do gol defendido por Mateus Claus.
Já no fim da primeira etapa, aos 41 minutos, a Ponte voltou a chegar mais uma vez com perigo. Após cruzamento de Formiga do lado direito, Lucca se antecipou e cabeceou prensado com Ignácio, mas a bola passou com muito perigo por cima do ângulo de Claus.
De tanto martelar, a Ponte finalmente conseguiu abrir o marcador aos 43 minutos. Artur chegou a linha de fundo, tirou Marcinho da jogada e cruzou na área, Walisson foi mais rápido, se antecipou a Luiz Otávio, e testou para o fundo das redes de Claus. O gol que deu a vantagem para Macaca na partida antes do intervalo.
Na volta do intervalo o Bahia foi para cima para tentar igualar a partida cedo na primeira etapa.
Aos quatro minutos, Marcinho cobrou escanteio com precisão e Gabriel Xavier apareceu livre na segunda trave, cabeceando com muito perigo, mas por cima do gol de Caíque.
Pouco tempo depois, aos cinco, Igor Torres recebeu passe na entrada da área e bateu buscando o canto, mas Caíque foi bem e fez bela defesa para conseguir evitar a bola nas redes.
O Bahia pagou caro por não ter aproveitado bem as chances que teve no jogo.
Aos oito minutos, após cobrança de escanteio de Elvis, Mateus Silva desviou de casquinha na bola e ela sobrou para Lucca testar firme para o gol. 2 a 0 para a Ponte.
O gol caiu como um balde de água fria nas pretensões do Bahia para chegar a igualdade do placar. O Tricolor não conseguia penetrar na organizada defesa da Ponte e parecia cada vez mais distante do gol de honra. E de fato ele não aconteceu. O apito final do árbitro decretou o triunfo da Macaca por 2 a 0,
Análise do Bahia na partida:
Incrível como a postura do Bahia muda quando se joga fora de casa. O Tricolor é uma equipe apática, passiva e vulnerável quando joga longe de Salvador. Hoje a Ponte nem precisou fazer muita força para conseguir sair de campo com os três pontos.
Algumas poucas chances e nada mais que isso foi o resumo do Bahia na partida desta noite. O Tricolor foi um deserto na criação de jogadas e viu a bola aérea ser um grande vilão, já que os dois gols do triunfo da Ponte Preta saíram desta maneira. A inofensividade dos baianos foi tanta que nem mesmo quando ficou atrás do placar e teve a chance nos pés de igualar o marcador, desperdiçou e foi punido pouco tempo depois.