Bahia pode registrar alta na média móvel de casos da Covid-19, diz Fábio Vilas-Boas
Infecção está mais recorrente entre os jovens
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse nesta quarta-feira (18), em entrevista à TV Bahia, que a média móvel do número de casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no estado deve se manter alta nas próximas semanas. Segundo ele, neste momento, a infecção pela doença está sendo mais recorrente entre os jovens, por conta das festas e aglomerações durante o período de campanha eleitoral.
"Estamos vendo reflexo do que enfrentamos ao longo de 60 dias durante a campanha eleitoral, do descontrole que aconteceu no interior por mais que medidas fossem adotadas pelo TRE. Elas não surtiram efeito e tivemos muitas campanhas com pessoas nas ruas. Mas não apenas isso. As festas, os encontros e as baladas. Vamos enfrentar a partir de dezembro as confraternizações de fim de ano", disse.
Ainda durante a entrevista, Vilas-Boas disse que há grandes possibilidades de pessoas mais novas levarem o coronavírus para as mais velhas. Com isso, ele insiste para que as pessoas mantenham as medidas sanitárias de distanciamento social e, principalmente, do uso de máscaras. "É preciso que a gente mantenha essa média móvel elevada ao longo de, pelo menos, uma semana para confirmar se está havendo uma tendência e não apenas um fenômeno chamado espúrio, achando que é pontualmente. É muito provável que se mantenha, mas acho que o curioso que estamos enfrentando agora, a despeito de haver um aumento no número de casos, não vem se acompanhando de um aumento de mortalidade, e ainda, aqui na Bahia, na nossa população, não vem se acompanhando de um aumento expressivo de internações", disse o secretário.