• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia possui quase dois médicos a cada mil habitantes, afirma pesquisa
Bahia

Bahia possui quase dois médicos a cada mil habitantes, afirma pesquisa

Segundo pesquisa da plataforma Demografia Médica, o Brasil possui um total de 546 mil médicos registrados

Por Da Redação
Ás

Bahia possui quase dois médicos a cada mil habitantes, afirma pesquisa

Foto: Pexels

De acordo com uma pesquisa da plataforma Demografia Médica, a Bahia possui 1,8 médicos a cada grupo de mil pessoas. Já o Brasil, no todo, possui um total de 546 mil médicos registrados. Em proporção por 1,000 habitantes o Brasil possui 2,56 médicos a cada grupo de mil pessoas, em 2022. 

A pesquisa afirma ainda que São Paulo é o estado com o maior número de profissionais (72.262), enquanto o Amapá é o estado com o menor número (883).

Em relação ao total de médicos registrados em cada estado, o estado com a maior quantidade de profissionais é o Espírito Santo, com 14,5 médicos para cada mil habitantes. O Amapá possui a menor densidade, com 1,7 profissionais para cada mil moradores do estado.

Na lista entre os quatros estados com menor densidade de profissionais para atender a população, o Amazonas possui 2,3 médicos para cada mil habitantes.

Maior estado do país, com uma área de 1,571 milhão de quilômetros quadrados, o Amazonas possui, segundo os dados da plataforma, 5.518 médicos. Em relação ao número de habitantes (sem considerar registros, que podem ser mais de um por profissional), o estado concentra 1,29 médico para cada mil habitantes.

Considerando os municípios menores, com população entre 20 e 50 mil pessoas, a densidade baixa para menos de um profissional para cada mil habitantes. São 32 municípios no estado que possuem essa faixa populacional, com um total de 1.017.641 pessoas. Para atender a esse montante, existem apenas 104 médicos.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário