Bahia registra duas mortes por dengue em 2024, diz Sesab
Casos foram registrados nas cidades de Caetité e Jacaraci, no sudoeste baiano
Foto: Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC)
Duas pessoas morreram devido a complicações provocadas pela dengue na Bahia em 2024, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os casos foram registrados nas cidades de Caetité e Jacaraci, ambas no sudoeste baiano.
Entre 31 de dezembro de 2023 e 3 de fevereiro de 2024, houve o registro de 4.068 casos prováveis de dengue na Bahia. Um total de 215 municípios notificaram esse problema, sendo que 13 deles estão em situação epidêmica para dengue: Bonito, Novo Horizonte, Piatã, Morro do Chapéu, Lajedão, Rodelas, Macaúbas, Jacaraci, Piripá, Encruzilhada, Cordeiros, Vitória da Conquista e Ipiaú.
A epidemia para dengue acontece quando o município tem número de casos acima de 100 casos por 100 mil habitantes sustentado nas últimas 4 semanas epidemiológicas.
Aqui no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado, foram notificados 4.614 casos prováveis, o que configura uma redução de 11,8%.
Vacinação
Salvador iniciou, na quinta-feira (15), a vacinação contra a dengue. A primeira fase vai contemplar adolescentes com idades entre 10 e 11 anos. A partir desta sexta-feira (16), a vacinação acontecerá em 30 unidades de saúde de referência, distribuídas pelos 12 distritos da cidade, das 8 às 16h.
Para receber a dose, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. Vale destacar que a aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. Para a vacinação nas escolas, as crianças deverão portar documento de autorização dos pais e ou responsáveis.