Bahia será representada por 36 ciclistas no Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2023
Atletas baianos têm grandes expectativas para a competição que ocorrerá em Indaiatuba, São Paulo
Foto: Ascom/Sudesb
O BMX baiano, que tem se destacado com importantes conquistas nos últimos anos, estará presente no Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2023. Um total de 36 ciclistas das cidades de Camaçari, Itaberaba, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Salvador irão representar o estado na competição, que acontecerá no sábado, dia 01, e domingo, dia 02, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Entre os atletas, destacam-se Paôla Reis e Mardevacson Fonseca.
Por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), 33 atletas terão o transporte concedido para viajar na terça-feira, dia 27, às 19h, visando realizar treinamentos e se prepararem no local das provas organizadas pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Segundo Oscar Schmidt, presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a seleção dos atletas foi feita com base no desempenho apresentado na Copa Brasil de BMX, realizada na Pista Tertuliano Torres, na Praia do Corsário, em Salvador, no mês de abril. O treinador baiano, Leonardo Gonçalves, expressa altas expectativas em relação à competição.
"A Bahia é o quarto estado com o maior número de participantes inscritos para este campeonato. Temos uma nova geração promissora de garotas e garotos. Todos eles tiveram a oportunidade de se preparar através de uma sequência de provas aqui na Bahia, visando obter os melhores resultados em categorias altamente competitivas. A Sudesb tem proporcionado condições favoráveis para que eles possam competir fora do estado", afirma Leonardo.
O técnico complementa que as expectativas nas categorias elite são de que Mardevacson suba ao pódio e que Paôla vença a prova, somando mais pontos para o ranking olímpico e consolidando sua classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Além desses dois ciclistas, Jaldo Caribé também se destaca na modalidade, acumulando diversos títulos nos últimos anos, incluindo o campeonato mundial de Jaldo, os pan-americanos de Paôla e a conquista do título da Copa Brasil de BMX 2023 por Mardevacson.
Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, comemora os resultados apoiados pela autarquia. "Há algum tempo, percebemos a força do BMX na Bahia e temos apoiado a modalidade, seja através das aulas de iniciação esportiva do Projeto Pedal, seja nas viagens e eventos estaduais e nacionais. Com isso, os atletas se tornam fundamentais na busca por medalhas para o Brasil em 2024, e a CBC reconhece essa importância", destaca.