• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia supera meta do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, mas fica abaixo nas demais etapas
Bahia

Bahia supera meta do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, mas fica abaixo nas demais etapas

Estado registrou índice de 3,7 em 2023, contra 3,2 em 2019

Por Da Redação
Ás

Bahia supera meta do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, mas fica abaixo nas demais etapas

Foto: Valter Pontes/Secom

A Bahia alcançou um avanço significativo nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), registrando 5,3 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando a meta estabelecida para o estado em 0,3 pontos no ciclo de 2007 a 2021. No entanto, o estado ficou abaixo da meta projetada nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, com 4,2 pontos, e no ensino médio, com 3,9 pontos.

Os dados do Ideb 2023, principal indicador de qualidade da educação no Brasil, foram divulgados na quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Criado em 2007, o Ideb estabelece metas para cada estado e o Distrito Federal, além de cada unidade escolar.

Ranking

Os estados de Goiás (4,8), Espiríto Santo (4,7%), Paraná (4,7%), Pernambuco (4,5%) e Ceará (4,4%) formam o top 5 dos melhores desempenhos da rede estadual de educação do país no ensino médio.

Já os estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte ficaram em último lugar. A Bahia ficou em 22º lugar entre os 27 estados, mas elevou sua nota de 3,7 para 3,9 na média geral.

Salvador

Em Salvador, nos anos iniciais do ensino fundamental, a nota foi 5,3, superando a meta prevista de 5,1. Nos anos finais, a rede municipal ganhou uma posição em relação às capitais do país, saindo da 19ª posição para o 18º lugar, ao alcançar a nota de 4,2.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário