Bahia tem 125 candidatos que vão usar nomes ligados a forças de segurança nas eleições 2024
Segundo os dados do TSE, desse total, 40 terão "sargento" no nome de urna
Foto: Rafael Rodrigues
Pelo menos 125 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador na Bahia vão usar nomes de urna com referência a forças de seguranças nas eleições municipais deste ano. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registrados até a última terça-feira (20).
No ranking de patentes e títulos, foram 40 registros com nomes de urna com "sargento", seguido de "capitão" (14), "tenente" (11), "soldado" (11), "bombeiro" (11), "delegado" (11), "cabo" (8), "coronel" (7), "major" (6), "subtenente" (3), "comandante" (3) e "tenente-coronel" (1).
O número de ocupações, no entanto, é maior, se levar em consideração as declarações feitas pelos candidatos no TSE. Conforme os dados, 54 pessoas afirmam ser "policial civil", outros 148 "policial militar", 15 apontam ser "bombeiro civil" e 8 "bombeiro militar". Ainda há 43 registros de "militar reformado". Neste caso, o total são de 268 candidatos.
O partido Avante lidera a quantidade de policiais militares filiados, com 18 pessoas. Na sequência, aparecem o PP, com 15 militares, o União Brasil, com 11, e o PL, PSD e Solidariedade com 10 candidatos. Entre os policiais civis, são sete filiados ao PL, cinco ao PT e quatro ao PP.