Bahia tem duas produções selecionadas no Festival Curta Cinema!
Aos detalhes...

Foto: Divulgação Assessoria
O Festival Curta Cinema chega em sua 33ª edição no mês de abril. Com um recorde de mais de 4.500 filmes inscritos, foram selecionados mais de 130 curtas-metragens de 32 países, consagrados em grandes festivais internacionais como Cannes, Locarno e Berlim, além de obras mundialmente inéditas, que farão sua estreia no festival. Entre os escolhidos, a Bahia aparece com duas produções: “Buraco De Minhoca”, de Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques, e “Quintal”, de Mariana Netto. A exibição gratuita acontece no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 24 de abril.
Os baianos Marília Hughes Guerreiro e Cláudio Marques concorrem na principal categoria do evento, a Mostra Competitiva Nacional, com “Buraco de Minhoca”, que conta a história de Tião, um menino de cinco anos que busca entender os eventos envolvendo sua família. Sua mãe está se afastando dele por conta de uma doença. Este é o sexto curta da dupla, que já participou de 250 festivais e mostras especiais.
Neste ano, o evento também retorna com a programação para as crianças, direcionada exclusivamente aos colégios. “Quintal”, de Mariana Netto, participa da Sessões Escola - Infantil. O curta é baseado na poesia “Tributo a João Guimarães Rosa”, de Manoel Barros, e retrata o início da amizade de Diadorim, uma menina sonhadora, e Riobaldo, um alegre passarinho azul.
Esta edição do Curta Cinema também contará com o Prêmio Canal Brasil de Curtas que, desde 1998 é realizado nos principais festivais de cinema do país, com júris compostos por jornalistas e críticos de cinema de todo o Brasil. Os jurados escolhem o melhor curta em competição, que recebe R$15 mil e é exibido na programação do canal.
O Festival Curta Cinema tem direção geral do produtor Ailton Franco Jr. A curadoria da 33ª edição ficou a cargo de Gustavo Duarte, Karen Black, Marina Pessanha, Lucas Murari, Cristiana Giustino, Duda Leite e Carolina Alves, com a colaboração de Matheus Fortuna e sob coordenação de Paulo Roberto Jr.
O Itaú Unibanco patrocina o Festival Curta Cinema - 33a edição por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Curta Cinema também tem o apoio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do edital de apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual.